Apesar de mais numerosos e de constituírem sociedades com alto grau de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, as anedinas dos incas e os astecas do planalto mexicano foram derrotadas, escravizadas e dizimadas após a chegada dos espanhóis. Que aspectos podem explicar esse fato aparentemente contraditório?
Soluções para a tarefa
Apesar de os nativos do território latino-americano terem uma sociedade extremamente complexa, uma série de fatores "jogaram à favor" dos espanhóis colonizadores.
Bem... como assim? Imagine só. Um inca caminhando só e, em um belo dia, aparece uma criatura de pele branca, com um certo objeto que ele nem sabia o que era -um rifle- capaz de tirar a sua vida, e a de seus companheiros, com o movimentar de um único dedo. Complicado, né? Apesar da organização social desses povos ter sido, de fato, bastante complexa, era difícil eles competirem com a tecnologia, o poder de fogo, que os Espanhóis detinham.
Há um outro fator também, tão relevante quanto! As doenças. Sim, as doenças. Assim como agora, na pandemia do coronavirus, procuramos por um vacina que possa conceder imunização, aquelas sociedades nativas não tinham imunização contra uma série de doenças que os Espanhóis traziam, como a própria gripe. Já pensou que horror? Se nós aqui do século XXI, com tanta tecnologia e uma ciência avançadíssima, estamos presenciando um cenário tão triste e desolador, quanto mais para os incas e os astecas, membros de uma sociedade bem diferente e muito menos tecnológica. Nota: apesar de eu ter falado do coronavirus, foi apenas um exemplo, ok? As doenças daquela época eram outras. Espero não ter causado muita confusão.
Um terceiro poderia ser... a informação! Os espanhóis contratavam informantes e procuravam conhecer com mais rigor aquela área antes de de fato atuarem contra ela.
Ah... Uma última curiosidade, da qual me faltam especificações mas lembro de ter ouvido em uma aula, quando os espanhóis chegaram à América Latina/Central, uma dessas sociedades (desculpe, não me lembro qual), ao se depararem com os espanhóis montados em cavalos, pensaram que eles (cavaleiros e cavalos) se tratavam de uma única criatura, mesmo uma divindade. Salvo engano, não existiam cavalos naquela região. Espero que o quanto isso é vago não seja um obstáculo, rs. Acrescentei este parágrafo mais a título de curiosidade, então tome cuidado com o que está escrito aqui, ok? Podem haver imprecisões.