Apesar de hoje ser hojeo dia da Língua Portuguesa, dia 5 de maio. Vamos falar da língua ou melhor das línguas que se falavam antes dos portugueses chegarem no Brasil.
No Livro “Memórias das Palavras indígenas” do autor Luís Donisete Benzi Grupioni diz que “no Brasil são faladas mais de 180 línguas indígenas diferentes. Ainda que muita gente pense que todos os indígenas falam a mesma língua e que todos eles se entendem, isso não é verdade: se um Guarani, que mora em São Paulo, se encontra com um Yanomami, que mora em Roraima, ou com um Bororo, que vive no Mato grosso, e tentarem conversar falando em suas línguas, eles não vão se entender.”
O autor continua; “Essa diversidade de línguas faladas pelos indígenas já foi maior no passado: estima-se que na época da conquista fossem faladas aqui mais de 1.200 línguas pelos povos indígenas que habitavam aquilo que viria a ser o Brasil. No processo de colonização, muitas línguas deixaram de existir, assim como os povos que falavam. Hoje são mais de 230 povos com línguas, tradições, costumes modos de viver e de ver o mundo próprio.”
“O Brasil é o país que abriga a maior diversidade linguística no contexto sul-americano. Conhecer a riqueza e a variedade das línguas faladas hoje é um passo importante para reconhecer a diversidade cultural que marca a sociedade brasileira.”
Palavras indígenas que usamos no nosso dia a dia: Abacaxi, amendoim, caju, guabiroba, gambá, açaí e existem muitas outras. Escreva algumas que você conhece, procure nas aulas passadas porque já vimos um vídeo sobre isso.
Boa Tarde, por favor, alguém me ajuda!!!!
Socorro!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Alguns exemplos de palavras indígenas que usamos são:
capivara, carioca, catapora, catupiry, mingau e peteca.
Usuário anônimo:
de nadaaa
Perguntas interessantes
Geografia,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás