Apesar de existirem estudos sociológicos no Brasil, antes de 1930, pode-se afirmar que a sociologia brasileira se desenvolveu com a fundação da Escola Livre de Sociologia e Política, em 1933, da Universidade de São Paulo, em 1934, e a do Rio de Janeiro, em 1935. Sobre a consolidação da sociologia brasileira como ciência acadêmica, não se pode afirmar que:
A - o objetivo da sociologia brasileira, nesse contexto, era formar técnicos e especialistas para compreender os problemas sociais e produzir "soluções racionais" para questões nacionais.
B - a sociologia no Brasil passou a ser reconhecida com base em estudos sobre relações raciais, mobilidade social de grupos étnicos e das relações sociais existentes no meio rural brasileiro.
C - os estudos das teorias pelos intelectuais brasileiros em pesquisas sobre os problemas nacionais foi o caminho encontrado pelos primeiros sociólogos para suprir a ausência de uma "escola sociológica no Brasil" e para consolidar a sociologia brasileira como disciplina.
D - a sociologia se tornou uma "tradição" teórica importante nas universidades brasileiras com os estudos de Florestan Fernandes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
81
Resposta:
alternativa c.........
Respondido por
53
A alternativa C está correta.
Durante o século XIX a sociologia passou a desenvolver um entendimento maior sobre as relações do homem e o espaço social.
Além disso, este fato já vinha acontecendo desde o momento da industrialização, assim como nos processos que a acompanharam, seguindo ao redor do planeta.
Deste modo, nesse período, o papel principal das ciências sociais foi entender e explicar esses fatores, visando estar a par da modernidade como um acontecimento que mudaria o mundo cada vez mais dali pra frente.
Perguntas interessantes
Psicologia,
7 meses atrás
Contabilidade,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás