Apesar de curto (1822-1832), o Primeiro Reinado brasileiro é um período fundamental de nossa história política e foi marcado por intensas disputas políticas que marcaram a formação do Estado Nacional brasileiro. A respeito desse período histórico, assinale o que for INcorreto.
1 ponto
Após a Proclamação da Independência, em 07 de setembro de 1822, províncias do norte e do nordeste brasileiro não reconheceram o novo governo. Nessas províncias, foram promovidos protestos e conflitos armados entre as forças leais à D. Pedro I e àquelas que pretendiam manter o Brasil ligado a Portugal.
Em 1824, foi outorgada a Constituição que vigoraria durante todo o período imperial. De orientação política conservadora, a Carta Magna estabeleceu, entre outras coisas, o voto como sendo censitário (por renda) e restrito aos brasileiros alfabetizados do sexo masculino.
Chamou-se de Confederação do Equador o movimento organizado com objetivo separatista que daria origem a um novo Estado, liberto do Império brasileiro. Esse movimento foi reprimido e seus líderes foram presos ou executados.
A abdicação de D. Pedro I provocou uma situação política incomum. Como o sucessor direto do trono, D. Pedro II, era menor de idade, o país passou a ser governado por um grupo de três pessoas (Regência Trina).
Maior conflito externo enfrentado pelo Primeiro Rei-nado, a Guerra da Cisplatina teve como desfecho a separação dessa região que havia sido invadida e anexada pelo Brasil por ordem de D. João VI, então Rei de Portugal.
D. Pedro I foi se tornando cada vez mais popular devido defender a democracia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
O ultima está incorreta
Explicação:
D. Pedro I era um imperador autoritário e não era bem visto por vários setores da população
josemario5anob:
e qual está correta?
Perguntas interessantes