Apesar de as práticas administrativas propostas por Taylor terem contribuído para o aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro, foram criticadas por não considerarem as condições de trabalho dos operários. Isso levou-o, em 1912, aos tribunais, acusado de tratar seus operários como máquinas, descuidando de sua segurança e de sua satisfação. Esse foi um sinal de que as coisas estavam prestes a mudar.
Levando em consideração acima, explique as contribuições da escola das relações humanas quanto à administração e ao tratamento dos funcionários:
Soluções para a tarefa
O taylorismo surgiu a mais de 100 anos atrás, em 1911, quando o engenheiro mecânico americano Frederick Taylor publicou suas ideias sobre gestão científica, para incentivar as empresas industriais a procederem à produção em massa.
Como um dos fundadores do movimento, Taylor pretendia empregar trabalhadores da maneira mais eficiente possível, porque na época as pessoas eram vistas como uma extensão do maquinário.
O taylorismo, muitas vezes chamado de gerenciamento científico, foi a primeira teoria de gestão a focar especificamente na análise e otimização de fluxos de trabalho. Isso faz de Taylor o precursor do gerenciamento de processos de negócios.
Essas teorias de otimização de processos ajudaram a impulsionar a mudança fordista para a produção em massa que ocorreu no início do século XX.
Seu foco foi dividido entre análise e melhoria. Esta foi uma tentativa de replicar o método científico de uma forma que poderia ser aplicada às organizações.