“Apesar de as crianças menos favorecidas economicamente viverem em situações de estresse e risco constantes, o lúdico pode vir a ser um instrumento de promoção de resiliência, conforme o seu emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 1, p. 67-75, jan./abr. 2005. p. 67.
De acordo com a citação e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, é correto afirmar que:
A( ) o lúdico é empregado nos momentos em que os professores planejam as aulas e avaliam os alunos.
B (x )como forma de promover a resiliência, o lúdico é uma estratégia disciplinar, principalmente aos alunos indisciplinados.
C( )o lúdico funciona pedagogicamente quando os professores criam situações de ensino que levam o aluno a conscientizar-se do significado do conhecimento a ser construído.
D ( )A ludicidade é desenvolvida já nos primeiros anos de vida. Na idade escolar, a criança não possui mais essa capacidade, por isso o professor deve estimular o lúdico com fins pedagógicos.
E ( )As crianças menos favorecidas economicamente e que sofrem algum tipo de violência possuem pouca ou nenhuma capacidade de desenvolver a ludicidade.
Questão 2/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a seguinte passagem de texto:
“Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e, ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRIEDMANN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. p. 41.
Considerando a passagem do texto acima e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, marque a alternativa que destaca corretamente a relação entre aprendizagem e regras dos jogos.
A ( )A aprendizagem das crianças é proporcional ao número de regras criadas em um jogo.
B ( )Quanto mais regras existirem em um jogo, maiores são as chances de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
C ( )Quando as regras de um jogo são criadas pelas próprias crianças, as possibilidades de aprendizagem se anulam.
D ( )Os jogos que possuem regras são essenciais para envolver as crianças no universo da cooperação, da coletividade e do respeito mútuo.
E ( )As regras dos jogos são criadas com o objetivo de comparar os níveis de aprendizagem das crianças.
Soluções para a tarefa
Olá!
A sequência correta está em: F-F-F-V-F.
Partindo deste ponto, notamos que o número de regras não necessariamente será proporcional ao aprendizado, pois quando as crianças começam a atividade, elas estarão compartilhando a coletividade e com isso uma série de questões podem ser resolvidas a partir disso.
Por isso, a atividade lúdica parte do pressuposto que o aluno deve interagir com os colegas a fim de concluir o objetivo da brincadeira, fortalecendo os laços de coletividade e os introduzindo a socialização, diferente do exposto na terceira alternativa.
Além disso, é dever do professor organizar a atividade para que ela possa ser aproveitada de maneira dinâmica, elencando as regras e fornecendo os instrumentos necessários para o início do jogo.
Valeu!