Contabilidade, perguntado por KaioDiniz763, 4 meses atrás

Apesar de adorar participar da ginástica comunitária que acontece na praça do bairro vizinho ao seu, ela não consegue ir andando por conta da dificuldade de mobilidade e, quando vai, precisa pegar um ônibus que a deixa mais perto, porém, ela não sabe que tem direito ao cartão que dá a ela gratuidade ao transporte público e a aposentadoria que recebe não é suficiente para dar conta de todas as despesas de casa e ajudar a filha com os netos. Com isso, tem participado pouco e está cada dia mais desmotivada com todas as dificuldades que o envelhecimento lhe trouxe. O caso de dona Ana se relaciona mais com qual diretriz da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa? Por que e qual demanda o caso traz?

Soluções para a tarefa

Respondido por arilsongba
0

O caso da Dona Ana incide diretamente nas diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa em que menciona o direito do envelhecimento ativo e saudável.

Envelhecimento ativo e saudável

O Envelhecimento ativo representa o processo de otimização das oportunidades de saúde, também da participação e da segurança, se dá com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que já contribuíram com o país com o seu esforço e muito trabalho e agora merecem um pouco de descanso por parte da sociedade, tais políticas são aplicadas a todos os grupos populacionais que contem pessoas idosas.

Saiba mais sobre a Política Nacional da Pessoa Idosa em: https://brainly.com.br/tarefa/24980620

#SPJ4

Respondido por MaryanaRosa
0

Resposta:O caso de Dona Ana vai de encontro com a primeira diretriz da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa que diz respeito ao Envelhecimento Ativo e Saudável.

O direto ao envelhecimento ativo e saudável diz respeito à independência e auto realização da pessoa idosa

Seguindo o Relatório Healthy People elaborado pela  Organização das Nações Unidas (WHO, 2002), o Ministério da Saúde em 2006 aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cuja primeira diretriz explica:

Promoção do envelhecimento ativo e saudável

Diz respeito a menor probabilidade de doenças, alta capacidade funcional física e mental e o engajamento social ativo com a vida

Regulamentado pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006

O governo, as organizações e a sociedade devem implementar políticas e programas que visem a melhora na saúde, na participação social e na segurança da pessoa idosa

Dentre as ações que devem ser promovidas, inclui-se a obrigação de informar a pessoa idosa sobre todos os seus direitos e também a necessidade de facilitar a participação em grupos, conselhos e associações

O caso de Dona Ana traz a demanda da questão do acesso a informação, pois ela já possui o direito ao transporte público gratuito conforme regulamentado pela mesma política.

Entretanto, como desconhece seu direito, e os agentes sociais são a informaram adequadamente sobre isso, ela não consegue gozar plenamente de todos os seus direitos.

Explicação:

Perguntas interessantes