Português, perguntado por CamillyBurrinha3015, 1 ano atrás

apesar de a oralidade e a escrita permitirem a construção de textos coesos e coerentes? me ajudeeem por favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por gabibraga88
5
Olá, tudo bem,

Tanto a oralidade quanto a escrita, embora sejam formas diferentes de realização da língua, permitem a construção de textos com coerência e coesão.

A coerência trata dos elementos semânticos que utilizamos para que o texto tenha lógica. Isso pode ser aplicado tanto na escrita quanto na fala.

Para ser coerente, um texto precisa não ter contradição e apresentar os aspectos relevantes para o tema.

Na fala espontânea, às vezes, um destes elementos se perde em razão da velocidade da conversa, das mudanças de tópicos (perceba, por exemplo, quando está conversando com amigos, como os assuntos mudam rapidamente e às vezes nem chegam a serem concluídas). Portanto, na escrita, a manutenção da coerência é mais fácil.

A coesão trata dos elementos linguísticos que vão fazer com que um texto (escrito ou falado) seja linear, claro para quem está lendo ou ouvindo.

São elementos da coesão: a substituição lexical, os conectivos, elementos referenciais e a correlação verbal. Tanto na fala quanto na escrita precisamos desses elementos para que as pessoas possam entender o que queremos expressar.

Espero ter ajudado. :)


Respondido por vchinchilla22
6

Apesar de a oralidade e a escrita permitirem a construção de textos coesos e coerentes, são duas modalidades diferentes da língua com características próprias, e existem alguns casos onde alguma das duas não é utilizada, e não é possível que o leitor identificar se trata de ficção ou não, ou  se tem humor ou não: por exemplo no texto de e Millor Fernandes, que não tem coerência:

- Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte  

  • Junto com as outras?  

- Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer coisas com elas. Ponha no lugar do outro dia.

Textos coesos e coerentes

O texto é produto de uma atividade verbal de natureza social, o que implica destacar a intenção do emissor, a situação da comunicação em que ocorreu e sua natureza estruturada. Para um texto ser considerado como tal, não pode ser apenas uma sucessão de frases, mas deve ser coerente e coeso; apesar da oralidade e a escrita permitirem a construção de textos.

  • Coerência implica que o texto seja percebido como um todo; enquanto que, a coesão assume que as sentenças estão conectadas umas às outras por elementos concretos.

  • A coerência é a adaptação à situação comunicativa em que ocorre (consistência no registro).

  • A coesão é a adaptação das diferentes frases que a formam em relação ao significado.

  • A coerência procura que o texto apresente uma estrutura ou sentido lógico, que é dada por ter um tema que tem uma idéia principal, as outras idéias servem de suporte ao tema central.

  • Coesão é a maneira pela qual as diferentes palavras se relacionam, como elas se entrelaçam para originar frases e, por sua vez, causam uma série de idéias que se conectam com outras pessoas e dão uma unidade conceitual ao texto.

Assim podemos concluir que, apesar de a oralidade e a escrita permitirem a construção de textos coesos e coerentes, elas são duas modalidades diferentes da língua com características próprias.

Outras questões relacionadas:

  • Textos coerentes e coesivos: https://brainly.com.br/tarefa/8817308
  • Elo Coesivo: https://brainly.com.br/tarefa/9082618
  • Elementos coesivos nos textos: https://brainly.com.br/tarefa/14241023

----------

Materia: Português

Nivel: Ensino Superior  

Perguntas interessantes