Apesar das semelhanças quanto à língua e a religião entre os gregos das diversas polis, a Grécia do Período Clássico em diante era um mosaico de cidades autônomas em termos políticos e econômicos. A criação das cidades-estado seguiu por caminhos diferentes em função da relação entre populações autóctones e povos estrangeiros. Particularmente, a história da fundação de Atenas e de Esparta teve clara relação com sua organização sociopolítica, pois:
Soluções para a tarefa
Olá!
Você acabou esquecendo de inserir as alternativas. Encontrei-as na internet.
a) ocorreu em Atenas a partilha de poder administrativo entre jônios e demais estrangeiros, enquanto em Esparta se deu a dominação política dos dórios.
Falso. Os estrangeiros contavam com pouco prestígio na sociedade ateniense.
b) o domínio jônico submeteu os povos autóctones na formação de Atenas, enquanto os dórios partilharam o governo de Esparta com os nativos lacedemônios.
Falso. Os dórios ou dóricos, acabaram submetendo o povo nativo, e não dividindo o poder com eles.
c) Atenas tornou-se centro cosmopolita do mundo antigo, dada a proeminência social dos estrangeiros, enquanto a elite dórica manteve-se predominante no governo de Esparta.
Falso. Em Atenas os estrangeiros não tinham proeminência social, sendo relegados ao grupo dos menos quistos no espaço da pólis.
d) a formação de Atenas esteve vinculada ao trabalho agrícola das populações camponesas, enquanto os guerreiros dóricos de Esparta constituíram uma sociedade militarizada.
Falso. A formação de Atenas baseou-se numa sociedade urbanizada, voltada ao comércio.
e) Atenas formou-se com a reunião de jônios e populações locais pré-helênicas, enquanto Esparta resultou da invasão dórica, marcada pela submissão dos habitantes autóctones.
Correto. Os espartanos são descendentes do povo dórico que invadiu a região e submeteu a população nativa, fazendo desta população seus produtores rurais, tratados como animais.
Resposta:
letra a
Explicação: