Apesar das pressões e da inexistência, a essa altura, de uma sólida base de apoio a seu governo, Getúlio equilibrava-se no poder. Faltava à oposição um acontecimento suficientemente traumático que levasse as Forças Armadas a ultrapassar os limites da legalidade e depor o presidente. Esse acontecimento foi proporcionado pelo círculo dos íntimos de Getúlio. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013, p. 355.A respeito do trecho acima, qual foi o acontecimento que levou ao desmoronamento do segundo governo de Getúlio Vargas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O atentado da Rua Tonelero foi o acontecimento que levou ao desmoronamento do segundo governo de Getúlio Vargas
Explicação:
espero ter ajudado
O atentado da Rua Tonelero, uma tentativa de assassinar Carlos Lacerda, opositor político de Vargas, foi o que levou ao desmoronamento do governo de Getúlio Vargas.
O fim do segundo governo de Getúlio Vargas
O atentado da Rua Tonelero foi organizado pelo chefe de segurança (Gregório Fortunato) do presidente, ele havia contratado uma pessoa para assassinar Carlos Lacerda, forte opositor político de Vargas. O atentado fracassou, porém o guarda-costas de Lacerda foi morto durante a ação.
Durante as investigações o nome do Getúlio Vargas foi cogitado como mandante do crime, assim a oposição de Vargas fazia pedidos de renúncia e faziam acusações.
Getúlio Vargas não aguentou a crise e nem a pressão política que levaria a um golpe de estado pelo exército, que acabou cometendo suicídio em 24 de agosto de 1954.
Leia mais sobre o governo de Getúlio Vargas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31805291
#SPJ2