Apesar das muitas variações nos pormenores da evolução gráfica de criança para criança (desde o primeiro rabisco até o primeiro desenho de uma figura humana propriamente elaborada), podemos, no entanto, considerar que o desenvolvimento da forma representativa seja constituído por uma sequência normal de etapas sucessivas claramente delineadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: AGUIAR, Eloísa. Desenho livre infantil: leituras fenomenológicas. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais Ltda., 2004. p. 35.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo, há um momento significativo para a aprendizagem. Que momento é esse? Assinale a alternativa correta.
A Momento verbal.
B Momento crítico.
C Momento afetivo.
D Momento gráfico.
E Momento simbólico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Momento crítico.
Explicação:
Há um momento crítico na passagem do rabisco para o uso de grafias como sinais que representam ou significam algo. A criança faz algum rabisco sem intencionalidade e, de repente, percebe uma semelhança com algum objeto, por exemplo
A alternativa B está correta.
A educação formal infantil está ligada ao espaço escolar, não aos diferentes aspectos do aprendizado fora desse contexto.
O currículo surge como uma série de atividades que devem ser cumpridas para chegar a tal posição, no caso da educação, para que o mesmo se forme ele deve seguir adequadamente o currículo.
A educação, a segurança e saúde e o lazer fazem parte diretamente da formação do indivíduo, devendo ser uma condição inclusa na formação do currículo, desenvolvendo esse aluno de forma inclusiva, o auxiliando inclusive na formação o senso crítico e socialização.