...] Apesar das influências, alguns costumes permanecem e um exemplo disso é a praça que ainda se constitui em um importante local de lazer [...]. Nela ocorrem feiras de artesanato todos os sábados pela manhã, eventos com grupos artísticos e festas religiosas. Para as crianças há alguns brinquedos nos fins de semana, porém esse tipo de diversão é pago. Portanto, a praça é um ponto de encontro, servindo como um local de integração para a comunidade, de descanso e contemplação. [...] As calçadas são estreitas com buracos e sobressaltos e isso não é um problema só nos bairros, mas também no centro da cidade, dificultando a passagem de pedestres, principalmente de deficientes físicos. Não há planejamento urbano, as ruas são estreitas, e também não há ciclovias, contando que grande parte da população de estudantes utilizam bicicletas. A especulação imobiliária na cidade [...], é muito grande, levando a um crescimento vertical, o que pode explicar a existência de poucos espaços públicos para o lazer. Neste sentido, muitas vezes há dificuldades para a realização desses projetos, pois a prefeitura não colabora, não cede o transporte, fazendo com que a comunidade se mobilize com seus próprios recursos para que esses trabalhos se tornem viáveis. No meio rural, a igreja e a escola acabam se tornando o principal espaço de lazer para as crianças e para a comunidade.
Soluções para a tarefa
São muitas as dificuldades para a realização desses projetos de espaços públicos de lazer nas cidades, visto que seu crescimento vertical acaba por inviabilizar a construção de praças, parques e locais públicos para a população desfrutar.
Já no meio rural a Igreja, a escola e locais como campos e quadras de futebol são pontos de encontro da população, bem como os barracões e locais usados nas festas populares, tal como a festa junina.
Abraços!
Considerando as situações acima citadas pela autora e levando em consideração a definição de barreiras para o lazer estudado em nossas aulas, avalie as afirmações abaixo.
I. Questões relacionadas à faixa etária, ao nível de instrução, ao nível econômico, ao gênero, à violência, entre outras, podem ser consideradas barreiras ao lazer.
II. Como o lazer é garantido na legislação brasileira para todos os cidadãos, hoje é possível afirmar que todos os grupos sociais no Brasil têm as mesmas condições de acesso aos espaços de lazer.
III. Ainda hoje há entraves que impossibilitam parte da população a vivências culturais e do lazer, sendo algumas vezes a própria mulher integrante dessa parte sem esse acesso, devido às questões socioculturais relacionadas a sua dupla jornada, à atuação profissional e às suas atividades de organização do lar, agravada ainda mais pelas condições econômicas.
É correto o que se afirma em:
Resposta: I e III, apenas.
Explicação: Livro Recreação e Lazer (Unicesumar) pag 26.
Dentre estas barreiras estão presentes as de caráter econômico, de faixa etária, de instrução, aquelas de acesso aos espaços e equipamentos, e ainda as relacionadas à violência e à questão do gênero. Com relação aos espaços e equipamentos de lazer, vale destacar o seu aspecto de sacralização e, ainda, as dificuldades para utilização por parte dos deficientes físicos, por exemplo.
Na sociedade contemporânea ainda podemos perceber uma dificuldade maior por parte das mulheres para usufruírem do lazer, fator gerado principalmente pela dupla jornada de trabalho. Elas, além de ter de exercer determinada profissão, têm, em sua grande maioria, de realizar as tarefas, ainda, caracterizadas na sociedade contemporânea como sendo apenas para mulheres: as tarefas domésticas. Portanto, acentua-se, ainda, as diferenças históricas com relação aos gêneros.
Há, além destas explicações, outras dinâmicas envolvidas que podem dar sustentação ao entendimento destas barreiras que limitam o acesso às atividades de lazer de maneira tanto quantitativa quanto qualitativamente. O fator econômico é considerado, hodiernamente, o mais determinante para o acesso ao lazer.