[...] Apesar das influências, alguns costumes permanecem e um exemplo disso é a praça que ainda se constitui em um importante local de lazer [...]. Nela ocorrem feiras de artesanato todos os sábados pela manhã, eventos com grupos artísticos e festas religiosas. Para as crianças há alguns brinquedos nos fins de semana, porém esse tipo de diversão é pago. Portanto, a praça é um ponto de encontro, servindo como um local de integração para a comunidade, de descanso e contemplação.
[...] As calçadas são estreitas com buracos e sobressaltos e isso não é um problema só nos bairros, mas também no centro da cidade, dificultando a passagem de pedestres, principalmente de deficientes físicos. Não há planejamento urbano, as ruas são estreitas, e também não há ciclovias, contando que grande parte da população de estudantes utilizam bicicletas. A especulação imobiliária na cidade [...], é muito grande, levando a um crescimento vertical, o que pode explicar a existência de poucos espaços públicos para o lazer.
Neste sentido, muitas vezes há dificuldades para a realização desses projetos, pois a prefeitura não colabora, não cede o transporte, fazendo com que a comunidade se mobilize com seus próprios recursos para que esses trabalhos se tornem viáveis. No meio rural, a igreja e a escola acabam se tornando o principal espaço de lazer para as crianças e para a comunidade.
GARCIA, Michele Ribeiro Marques. Espaços e formas de lazer entre crianças rurais: um estudo no município de Viçosa/MG. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Viçosa. Viçosa/MG, 2013, Pg 65,68,69.
Considerando as situações acima citadas pela autora e levando em consideração a definição de barreiras para o lazer estudado em nossas aulas, avalie as afirmações abaixo.
I. Questões relacionadas à faixa etária, ao nível de instrução, ao nível econômico, ao gênero, à violência, entre outras, podem ser consideradas barreiras ao lazer.
II. Como o lazer é garantido na legislação brasileira para todos os cidadãos, hoje é possível afirmar que todos os grupos sociais no Brasil têm as mesmas condições de acesso aos espaços de lazer.
III. Ainda hoje há entraves que impossibilitam parte da população a vivências culturais e do lazer, sendo algumas vezes a própria mulher integrante dessa parte sem esse acesso, devido às questões socioculturais relacionadas a sua dupla jornada, à atuação profissional e às suas atividades de organização do lar, agravada ainda mais pelas condições econômicas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
127
I e III
PÁGINA 26 do livro Recreação e lazer (unicesumar) segundo parágrafo
rodrigokingbbp6puej:
parabéns muito importante colocar a página para fazermos a leitura
Respondido por
54
Olá.
Como vai?
Considera-se que a assertiva II é incorreta, visto que não é possível afirmar que toda a população tenha as mesmas condições de usufruir igualmente ao lazer, isto porque envolve uma série de questões como o seu poder econômico, ao seu gênero, dentre outros.
Ou seja, não é possível comparar o lazer de uma criança que possui pais que ganham acima de R$10.000,00 a pais que ganham um salário mínimo.
Portanto, a alternativa correta é 3.
Abraços
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás