ENEM, perguntado por cbragacakedesigner, 9 meses atrás

Apesar da diversidade de cores e texturas que formam o nosso país, nem todos os grupos étnicos recebem o devido respeito, seja pela cor da pele, seja em decorrência de aspectos culturais, como religião ou hábitos cotidianos. O preconceito racial pode se manifestar desde comentários grosseiros e
desrespeitosos até o preterimento de vagas de emprego ou abordagens desnecessárias por parte de agentes públicos ou privados de segurança. Todas essas manifestações — é importante sublinhar — apesar de serem praticadas por indivíduos, possuem suas raízes em uma estrutura social que avaliza aqueles que cometem atos racistas. Ou seja, essa é uma questão que se baseia na história escravagista e de produção de injustiças contra grupos étnicos, especialmente negros e indígenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
11

Mesmo com a diversidade que o Brasil apresenta, o país ainda é muito racista, visto que pessoas negras não têm as mesmas oportunidades que as pessoas brancas.

A desigualdade social ainda é grande, porém as pessoas negram sofrem muito mais. Porque mesmo que em uma escola todos sejam de baixa renda, os negros irão sofrer mais.

Pessoas negras não são contratadas por conta da sua cor, não conseguem disputar vagas de trabalhos, dentre demais questões.

Portanto o Brasil ainda é racista, mesmo com a diversidade grande. Algo que precisa mudar o quanto antes, todos devem ter as mesmas oportunidades.

Abraços!

Respondido por taylorazambuja
33

Resposta:

II e IV

Explicação:

As pessoas individualmente cometem atos de racismo porque sentem-se amparadas e apoiadas pela sociedade. Muitas empresas usam a cor da pele ou a religião como critérios de seleção.

Perguntas interessantes