Português, perguntado por fredyanuzi, 1 ano atrás

Apesar da concorrência (internet, celular), a carta continua firme e forte. Basta uma folha de papel, selo, caneta e envelope para que uma pessoa do Rio Grande do Norte, por exemplo, fique por dentro das fofocas registradas por um amigo em São Paulo, dois dias depois. “Adoro receber cartas, fico super ansiosa para descobrir o que está escrito”, conta Lívia Maria, de 9 anos. Mas ela admite que faz tempo que não escreve nenhuma cartinha. “As últimas foram para a Angélica e para um dos programas do Gugu.”
Isabela, de 9 anos, lembra que, quando morava em Curitiba, no Paraná, trocava correspondência com sua amiga Raquel, que vive em Belo Horizonte, Minas Gerais. “Eu ficava sabendo das novidades e não gastava dinheiro com telefonemas.”
Já Amanda, de 10 anos, também gosta de receber cartinhas, mas prefere enviar e-mails. “Atualmente estou conversando com meu primo que está nos Estados Unidos via computador, já que a mensagem chega mais rápido e não pago interurbano.”

TOURRUCCO, Juliana. Saudade de escrever. O Estado de São Paulo, p.5, 25 jul.1998. Suplemento infantil.

A expressão dois dias depois estabelece, no primeiro parágrafo do texto, uma relação
Escolha uma:
a. de intensidade.
b. final.
c. temporal.
d. condicional.
e. causal.

Soluções para a tarefa

Respondido por laricel767gmailcom
17

Resposta:

letra c

Explicação:

na frase mostra explicitamente uma relação de tempo,não pode ser de causal pq não tem uma "causa" e nem condicional pq n tem condição.

Respondido por jalves26
35

A expressão "dois dias depois" estabelece, no primeiro parágrafo do texto, uma relação:

c. temporal

> A expressão "dois dias depois" é um advérbio de tempo, pois indica quando ocorrem as ações expressas na frase.

No caso, indica quando as pessoas do Rio Grande do Sul vão ficar por dentro das fofocas registradas por um amigo em São Paulo.

Adjuntos adverbiais são termos que modificam o sentido de um verbo ou adjetivo, expressando circunstâncias, como tempo, modo, lugar, intensidade, etc.

Perguntas interessantes