Aparentemente um estudo de 2011 verificou que o aspartame aumentava os níveis de glicose em jejum de ratos predispostos a diabetes além de outro estudo de revisão publicado em 2008 que propôs que a ingestão excessiva de aspartame pode estar envolvida em alguns distúrbios mentais e no comprometimento da aprendizagem e função emocional. Alem disto esta substancia também pode:
Soluções para a tarefa
A substancia aspartame tambem pode formar adutos de formaldeido se consumido em excesso. A quantidade de formaldeido que vem do aspartame se deposita nas proteinas dos tecidos e nos acidos nucleicos, podendo ser cumulativa.
Lembrando que o formaldeido e toxico a uma determinada concentracao para animais e seres humanos. O mecanismo exato pelo qual o formaldeido exerce seus efeitos irritantes, corrosivos e citotoxicidade nao sao conhecidos integralmente, mas sabe-se que o formaldeido pode formar ligacoes cruzadas entre proteinas e DNA in vivo.
Deve-se tomar muito cuidado, pois muito provavel que o formaldeido pode ser um agente cancerigeno completo (oferecendo iniciacao, promocao e progressao), com duracao repetida e prolongada de exposicao a concentrações citotoxicas.
Resposta:
Também prejudica os pacientes com fenilcetonuria pois não podem metabolizar a fenilalanina contida no aspartame!
Explicação: