Aparecida é uma professora de Matemática faz 25 anos. Depois de refletir bastante sobre suas práticas habituais e sua relação com as dificuldades e desinteresse dos alunos com a disciplina, a professora planejou e implementou a seguinte inovação educacional centrada na Educação Financeira. Começou perguntando para seus alunos quais eram seus sonhos e como fariam para conseguir atingi-los. Visto que vários deles mencionaram que um dos seus sonhos era realizar um curso superior, depois de finalizado o Ensino Médio, ela foi a várias universidades da sua cidade coletando informação sobre cursos, valores de mensalidades, créditos estudantis, etc. Com toda essa informação, desafiou os alunos a trabalharem no seguinte caso: Rebeca era uma jovem de 19 anos que tinha começado a trabalhar no ano anterior. Seu sonho era ser engenheira e, portanto, estudou muito para obter bons resultados no ENEM. Quando os resultados são divulgados, Rebeca percebe que, com a nota alcançada, ela poderia cursar engenharia em quatro universidades: uma pública, que ficava numa cidade a 20 minutos da casa dela que oferecia o curso no período diurno (portanto Rebeca deveria renunciar ao emprego); uma privada, que ficava na cidade dela e que oferecia o curso no período noturno; uma pública, que ficava numa cidade a 500 km da casa dela (e, portanto, ela deveria se mudar); e uma privada, bastante prestigiada, que ficava numa cidade próxima e que oferecia o curso em período noturno. As mensalidades das universidades privadas eram diferentes. O principal papel dos alunos de Aparecida era analisar matematicamente cada uma das quatro opções e elaborar um conselho em que argumentassem, de maneira fundamentada, qual seria a melhor opção para Rebeca. Os alunos de Aparecida se interessaram muito pela tarefa e se comprometeram fortemente com ela, gerando raciocínios matemáticos complexos que surpreenderam até a docente. Ao finalizar o trabalho, vários deles ressaltaram que tinham gostado do trabalho porque agora se sentiam melhor preparados para atingir o sonho de estudar numa universidade.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I) A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas, visto que os alunos foram convidados a resolver um problema real.
II) A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas, visto que, depois de ter solucionado o caso de Rebeca, Aparecida poderá desenvolver todos os conceitos correspondentes à unidade de educação financeira com facilidade.
III) A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas, visto que os alunos foram protagonistas do processo de aprendizagem.
IV) A proposta de Aparecida é um exemplo de implementação das metodologias ativas, visto que ela permite que os alunos se formem como cidadãos, preparando-se para as exigências da vida adulta.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I, III e IV.
b)
apenas I, II e III.
c)
apenas II, III e IV.
d)
apenas I e II.
e)
apenas III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta e a letra
1) e 3) e
2) c 4) a
Explicação:
A resposta de Débora deveria enfatizar que o desinteresse dos alunos é, principalmente, um sintoma de que as práticas da escola não estão sendo efetivas e de que os alunos não encontram sentido nos sabres escolares. Letra E
Nota-se na proposta de Aparecida que ela selecionou uma situação real para o estudo de caso dos alunos, colocando-os como protagonistas do processo de ensino aprendizagem. Além disso, esta proposta prepara os alunos para as situações que viverão no dia a dia, assim, a alternativa adequada é a A.
Metodologia ativa e ensino-aprendizagem
Na aplicação de uma metodologia ativa, o professor estimula o aluno ao local de protagonista no processo de ensino-aprendizagem. O aluno ganha autonomia no momento em que se compreende como um cidadão e sujeito histórico, pois passa a criticar a sua realidade.
Continue estudando sobre Educação em: https://brainly.com.br/tarefa/50628241
#SPJ2