Português, perguntado por izabella74, 1 ano atrás

"apagaram tudo." " o mundo e uma escola." a) em qual oração o sujeito e simples? b)como deve ser classificado?


Usuário anônimo: Não é desinencial (oculto)
Usuário anônimo: É desinencial
Usuário anônimo: O cara que respondeu não sabe de nada kk
alineonline: Aprovaram a resposta dele. Quem é o sujeito dessa oração
Usuário anônimo: Sujeito elíptico eles
Usuário anônimo: Precisa - se de empregados
Usuário anônimo: Qual o sujeito ?
alineonline: Eles precisam de empregados. E "eles" são exatamente as mesmas pessoas que apagaram tudo e aprovaram a resposta :)
Usuário anônimo: Não , na verdade o sujeito é indeterminado
Usuário anônimo: Vc está errada :)

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieldhllm721
4
Letra A) 2° oração, é uma oração pois contém verbo, frase não contém verbo. B) Indeterminado, apesar de primeiramente parecer oculto, não é! Conjugue o verbo apagaram, você descobrirá que vem eles na frente, eles quem? Quantos? Possui somente meninos ou meninas que apagaram tudo? Então é indeterminado!

Usuário anônimo: Não é esse o caso de sujeito indeterminado , meu filho
Usuário anônimo: Para que tá ficando feio o negocio kk
gabrieldhllm721: É sim, ou quando temos a terceira pessoa do singular + se.
Usuário anônimo: Mas tem de ser um verbo transitivo indireto ou verbo de ligação ou verbo intransitivo para ser caracterizado como sujeito indeterminado
alineonline: Sabe ampulheta rodando? Tá rodando aqui na minha cabeça ao ler essa relação entre verbo e sujeito indeterminado.
alineonline: Parou de rodar: você está falando de indeterminação com uso da partícula se?
Usuário anônimo: Não , só estou dando casos em que ocorrem o sujeito indeterminado quando temos os tipos de verbos citados ligados à partícula se , qie se transforma em índice de indeterminação do sujeito
Usuário anônimo: Entendeu ?
alineonline: A resposta do Gabriel está correta, a explicação é simples e clara.
Usuário anônimo: Ok , se vcs não entendem a culpa não é minha.
Respondido por alineonline
2
Sujeito indeterminado.

*******

Izabela, olhe a terminação do verbo:
apagaram - 3ª pessoa do plural: eles apagaram.

Você já deve ter visto a definição de pronome: palavra que substitui o nome. Então que nome está sendo substituído por eles?

?

Vamos a um exemplo hiper dramático. Aconteceu uma tentativa de assalto na rua, houve troca de tiros entre assaltante e segurança e o cachorro que vivia na calçada da farmácia foi baleado e morreu. A dona da farmácia está aos prantos, repetindo:

- Mataram o meu cachorro!

Quem matou? O assaltante? O segurança? Os dois? Ou não interessa, o que interessa é que a ação de terceiros causou a ação descrita pelo verbo?

O sujeito indeterminado é aquele que se usa quando não podemos identificar o autor da ação verbal. ou não queremos, porque não interessa.

Dentro de um texto, se o sujeito de um verbo na terceira pessoa do plural não aparece é porque ou é oculto ou é indeterminado. Se for oculto, ele já foi escrito anteriormente. Quando temos uma frase isolada, fora de texto, não tem nada antes nem depois dela, não tem como o sujeito ser oculto, pois eu não posso ocultar o que não existe para ser ocultado. 

*******

Dica:

"Apagaram tudo" - se esta for uma frase em voz ativa com sujeito indeterminado, quando eu passar para a voz passiva, o objeto direto vira sujeito e eu não terei um agente da passiva: "tudo foi apagado". 

Ou como prefere o Eric, na passiva sintética " Tudo se apagou".
Perguntas interessantes