“Aos que se ocupam da educação escolar, das escolas, da aprendizagem dos estudantes, é requerido que façam opções pedagógicas, ou seja, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionais concretos. Os educadores, tanto os que se dedicam à pesquisa quanto os envolvidos diretamente na atividade docente, enfrentam uma realidade educativa imersa em perplexidades, crises, incertezas, pressões sociais e econômicas, relativismo moral, dissoluções de crenças e utopias.
Pede-se muito da educação em todas as classes, grupos e segmentos sociais, mas há cada vez mais dissonâncias, divergências, numa variedade imensa de diagnósticos, posicionamentos e soluções. Talvez a ressonância mais problemática disso se dê na sala de aula, onde decisões precisam ser tomadas e ações imediatas e pontuais precisam ser efetivadas visando promover mudanças qualitativas no desenvolvimento e na aprendizagem dos sujeitos.”
LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas Revisitadas pelo Debate Contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (orgs.) Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005, p. 16
Diante das ressonâncias do cenário exposto pelo autor para a Pedagogia, espera-se dos professores:
a.
Que eles se evadam da Pedagogia, em busca de respostas mais eficientes do que aquelas que esse campo tem oferecido sem alcançar resultados expressivos.
b.
Devem preocupar-se em enfatizar os conteúdos mínimos, expressos nos compêndios escolares.
c.
Precisam enfocar apenas os fatores socioculturais e socioemocionais da aprendizagem, de modo que os conceitos que compõem as diferentes disciplinas escolares serão aprendidas pelos alunos a partir do desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
d.
Que eles desconsiderem as condições escolares atuais de formação das subjetividades e identidades para verificar onde estão as reais explicações do sentimento de fracasso, de mediocridade, de incompetência que vai tomando conta do alunado.
e.
Têm de ter consciência de que os estudantes precisam da ciência, da cultura, da arte, precisam saber coisas, saber resolver dilemas, ter autonomia e responsabilidade, saber dos seus direitos e deveres, construir sua dignidade humana, ter uma autoimagem positiva, desenvolver capacidades cognitivas para se apropriar criticamente dos benefícios da ciência e da tecnologia em favor do seu trabalho, da sua vida cotidiana, do seu crescimento pessoal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Letra e.
Têm de ter consciência de que os estudantes precisam...do seu crescimento pessoal
Têm de ter consciência de que os estudantes precisam...do seu crescimento pessoal
Perguntas interessantes
Física,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás