Pedagogia, perguntado por pereirasantoswilian, 5 meses atrás

Aos poucos, rabiscos vão se transformando em agrupamentos de rabiscos, vão aparecendo algumas bolinhas e traços soltos dos agrupamentos. Isso se deve ao fato de as crianças começarem a levantar o lápis do papel e a perceberem que suas ações geram registros. Ao fazerem essas constatações, começam a relacionar os rabiscos às coisas à sua volta. Um conjunto de bolinhas pode ser um cachorro, um barco, uma ninhada de patinhos e outras tantas formas que a criança nominar. Isso ocorre porque a criança quer contar algo por meio de suas formas, portanto, ela faz de conta que uma mancha no papel é uma árvore, que uma embalagem de pasta de dentes é um carro; essa intenção de dizer algo é denominada de representação. JUNQUEIRA FILHO, G. A. et aI. Convivendo com crianças de zero a seis anos. In: RAPOPORT, A. et aI.

O Dia a Dia na Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012 (adaptado). No fragmento de texto apresentado, são feitas considerações acerca do trabalho pedagógico no cotidiano da Educação Infantil, as quais se embasam nas orientações contidas nas políticas para a infância vigentes base na BNCC da Educação Infantil que garante os direitos de aprendizagem da criança e seus campos de experiência.

I. O planejamento, imprescindível às propostas educativas, deve ser flexível e contextual, adequado à idade das crianças, o que exige, por exemplo, separar as linguagens, para que haja clareza no desenvolvimento das atividades que envolvem artes, corpo e linguagens expressivas.

Logo

II. A proposta pedagógica deve primar pela orientação de vivências, desenvolvidas por meio de metodologias específicas para a educação infantil, e promoção de atividades de expressão motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças.




As duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.


As duas proposições são falsas e não se complementam.


As duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Errado
A primeira proposição é verdadeira e a segunda falsa, logo a segunda não complementa a primeira.

Certo
A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira, logo a segunda não justifica a primeira.


pereirasantoswilian: RESPOSTA: A primeira proposição é falsa e a segunda verdadeira, logo a segunda não justifica a primeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por GiovannaLaranjeira
4

Resposta:

a.  

I, II, IV e V.

Explicação:

Aos poucos, rabiscos vão se transformando em agrupamentos de rabiscos, vão aparecendo algumas bolinhas e traços soltos dos agrupamentos. Isso se deve ao fato de as crianças começarem a levantar o lápis do papel e a perceberem que suas ações geram registros. Ao fazerem essas constatações, começam a relacionar os rabiscos às coisas à sua volta. Um conjunto de bolinhas pode ser um cachorro, um barco, uma ninhada de patinhos e outras tantas formas que a criança nominar. Isso ocorre porque a criança quer contar algo por meio de suas formas, portanto, ela faz de conta que uma mancha no papel é uma árvore, que uma embalagem de pasta de dentes é um carro; essa intenção de dizer algo é denominada de representação.

JUNQUEIRA FILHO, G. A. et ai. Convivendo com crianças de zero a seis anos. ln: RAPOPORT, A. et ai. O Dia a Dia na Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012 (adaptado).

No fragmento de texto apresentado, são feitas considerações acerca do trabalho pedagógico no cotidiano da Educação Infantil, as quais se embasam nas orientações contidas nas políticas para a infância vigentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, especificamente no Parecer CNE/CEB n. 20/2009 e na Resolução CNE/CEB n. 05/2009.

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo da Educação Infantil é definido como um conjunto de conteúdos, ou seja, objetos de conhecimento, que articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.

II. O planejamento, imprescindível às propostas educativas, deve ser flexível e contextual, adequado à idade das crianças, o que exige, por exemplo, separar as linguagens, para que haja clareza no desenvolvimento das atividades que envolvem artes, corpo e linguagens expressivas.

III. A proposta pedagógica deve primar pela orientação de vivências, desenvolvidas por meio de metodologias específicas para a educação infantil, e promoção de atividades de expressão motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças.

IV. A avaliação deve contemplar o conhecimento sobre as preferências das crianças, a maneira como elas se envolvem nas atividades, os parceiros escolhidos por elas para interagir em diferentes contextos, o que subsidiará a reorganização da práxis de modo assertivo.

V. A prática pedagógica deve preparar as crianças para o momento de transição, para o Ensino Fundamental, o que justifica o desenvolvimento de atividades por áreas, com conteúdos de artes, corpo e linguagem, assegurando-se a continuidade dos processos educativos vividos pela criança.

É correto apenas o que se afirma em:

a.  

I, II, IV e V.

Respondido por Cinthia722
1

Resposta:

Estão corretas o que afirma em: I, II, IV e V.

Explicação:

Perguntas interessantes