História, perguntado por Tricogaster, 4 meses atrás

aos 10. No século XVIII, com as mudanças produzidas nos sistemas políticos e econômicos, surgem vários teóricos que pretendem explicar o funcionamento da economia, por conseguinte, do capitalismo. Desta maneira, surgem duas correntes. Quais são elas e o que elas defendem?​

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
10

Durante o século XVIII surgem duas correntes que vieram com as mudanças produzidas nos sistemas políticos e econômicos, que pretenderam explicar o funcionamento da economia e, por conseguinte, do capitalismo. As duas vieram como contestação do mercantilismo e são a Fisiocracia e a Economia Clássica.

A Fisiocracia tem como seus principais teóricos François Quesnay (1694-1774)  e Anne Robert Jacques Turgot (1727-1781). Tinham uma defesa das sociedades agrícolas, sem eliminar as indústrias. Observou a renda gerada e distribuída na agricultura, além de rejeitar o intervencionismo estatal.

A Escola Clássica consolidou a economia como conhecimento científico, tendo seu contexto na Revolução Industrial. Adam Smith (1723-1790) é considerado seu primeiro teórico. Conceituou o trabalho humano e creditou ao desenvolvimento das forças produtivas a formação do bem público.

Para mais informações sobre Adam Smith, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/50480582

Perguntas interessantes