: Ao utilizar uma lanterna X, sabe-se que o valor de resistência da lanterna é de 2,0 e o que o valor de resistência interna da pilha (gerador) é de 0,5 . Sabe-se ainda que, o valor da Tensão Elétrica da pilha, indicada pelo fa- bricante, é de 9V. Imagine que você encontrou em sua casa uma pilha guardada há algum tempo, que traz essa mesma informação (tensão elétrica igual a 9V). Ao colocar a pilha na lanterna, você percebe que tem algo de errado acontecen- do. Com um multímetro, você observa que o valor da corrente é de 2A, como mostra a imagem. O que está errado com a sua lanterna?
Soluções para a tarefa
Conforme a 1ª Lei de Ohm, a lanterna está operando com 5 V a menos que o necessário.
O que é a 1ª Lei de Ohm?
A 1ª Lei de Ohm defende que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo (ddp). Ou seja, ela aborda a proporcionalidade entre a corrente elétrica e a ddp que o dispositivo está submetido. É chamado de não ôhmico aquele dispositivo que não possui corrente elétrica proporcional à ddp.
Para resolver o problema da questão, precisamos saber qual o valor de ddp da pilha. Para isso, vamos aplicar a equação equação U = R.i. Sabemos que U é diferença de potencial elétrico (ddp), R é a resistência elétrica da lanterna e i é a intensidade da corrente elétrica.
Ora, de acordo com o enunciado a resistência da lanterna é 2 e o valor da corrente é 2A. Assim, temos: U = 2,0 x 2 = 4V.
A tensão elétrica indicada pela fabricante é 9 V. Logo, a lanterna está operando 5 V a menos do que o necessário (9 V - 4 V). Por isso, a iluminação não está adequada.
Entenda mais sobre a 1ª Lei de Ohm aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31902980
#SPJ1