Ao trazer para os conteúdos de aprendizagem temas do contexto ou situações que fazem parte do universo de preocupações do educando, coloca-se a própria complexidade da realidade em debate, o que não se encaixa nas abordagens cartesianas que tendem a compartimentalizar, fragmentar e afastar o conteúdo a ser apreendido da realidade da vida de quem aprende. Acerca das premissas fundamentais a serem consideradas no processo educativo que visam à emancipação do sujeito, assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente com a escuta é possível identificar os desejos, as representações sociais e as necessidades. Busca-se um educando que seja o sujeito do saber e não alguém que está em função do desejo de saber dos outros.
B) Qualquer lugar em que tomamos distância do contexto concreto, exercemos uma reflexão crítica sobre a teoria, temos nele um contexto prático.
C) Promover a vida a partir do cotidiano do sujeito consiste em partir do que se sabe para poder saber melhor, e não partir do que sabemos ou pensamos que sabemos.
D) A leitura do cotidiano é o início da abertura para a reflexão. Após seu reconhecimento, é preciso realizar um exercício de reflexão, conforme mencionada Freire (1978) “qualquer lugar em que tomamos distância do contexto concreto, exercemos uma reflexão crítica sobre a prática, temos nele um contexto teórico, uma escola no sentido radical que a palavra deve ter".
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta:
C) Promover a vida a partir do cotidiano do sujeito consiste em partir do que se sabe para poder saber melhor, e não partir do que sabemos ou pensamos que sabemos
Explicação:
corrigida pelo AVA
Respondido por
0
Resposta:
resposta correta letra C.
Explicação:
corrigido pela AVA.
Perguntas interessantes