Ao tratarmos sobre a diversidade e os distintos modos de lidarmos com aquilo que difere de nossas próprias realidades, tendo como base desde concepções acríticas até entendimentos mais abertos e reflexivos sobre o “outro”, podemos organizar essas compreensões em diferentes conceitos ou expressões.
Assim, tendo em vista noções de respeito às diferenças, relativismo cultural e a compreensão do “outro” a partir de seu contexto histórico, social, econômico e político, numere as explicações a seguir com o conceito a qual se referem.
1.Etnocentrismo
2. Processo civilizatório
3. Preconceito racial
4. Alteridade
( ) Valoração do outro — nos mais diferentes âmbitos, seja racial, social, de gênero, etc. — a partir de nossa própria cultura. Dificuldade de pensar e compreender a partir da diferença, o que se expressa com a estranheza, o medo ou a violência.
( ) A identidade do indivíduo se constrói a partir de sua relação com o outro. Nos constituímos por meio da diferença. Assim, há a capacidade de se colocar no lugar do outro, tendo a compreensão do mundo por meio da diversidade.
( ) A vinda de imigrantes europeus para o Brasil, no século XIX, entendida, também, como um empreendimento político, a partir da compreensão de que pessoas brancas eram superiores ao restante da população.
( ) Trata-se de concepções pré-estabelecidas, baseadas em uma valoração que inferioriza determinada raça ou etnia. Parte de uma crença infundada de que, em razão de traços que denotam diferenças raciais, podemos atestar as capacidades cognitivas ou intelectuais, por exemplo, de uma determinada pessoa.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Soluções para a tarefa
(ETNOCENTRISMO) Valoração do outro — nos mais diferentes âmbitos, seja racial, social, de gênero, etc. — a partir de nossa própria cultura. Dificuldade de pensar e compreender a partir da diferença, o que se expressa com a estranheza, o medo ou a violência.
Ideia de que as pessoas podem ser compreendidas a partir de parâmetros hierárquicos, envolvendo condições físicas ou origem geográfica, por exemplo. A cultura de determinados povos seriam superiores à de outros povos.
(ALTERIDADE) A identidade do indivíduo se constrói a partir de sua relação com o outro. Nos constituímos por meio da diferença. Assim, há a capacidade de se colocar no lugar do outro, tendo a compreensão do mundo por meio da diversidade.
A alteridade é a ideia de que o outro é importante para nós, assim como nós somos importantes para o outro. Isso porque a identidade do eu só se faz na relação com o outro eu, sendo, assim, complementares.
(PROCESSO CIVILIZATÓRIO) A vinda de imigrantes europeus para o Brasil, no século XIX, entendida, também, como um empreendimento político, a partir da compreensão de que pessoas brancas eram superiores ao restante da população.
A ideia de que a chegada de imigrantes brancos poderia civilizar o Brasil, transformando a população mestiça em alguma população próxima àquela da Europa, é pautada numa noção de processo civilizatório.
(PRECONCEITO RACIAL) Trata-se de concepções pré-estabelecidas, baseadas em uma valoração que inferioriza determinada raça ou etnia. Parte de uma crença infundada de que, em razão de traços que denotam diferenças raciais, podemos atestar as capacidades cognitivas ou intelectuais, por exemplo, de uma determinada pessoa.
É a ideia que tem como fundamento uma suposta homogeneidade nas raças, como se houvesse uma padronização e uma hierarquização no comportamento e na intelectualidade racial.
Resposta:
1, 4, 2, 3
Explicação: