Ao tratarmos da relação entre educação e saúde, Falkenberg et al. (2014, p. 848) sugere: "[...] um paralelismo entre as duas áreas, com separação explícita dos seus instrumentos de trabalho: a educação ocupando-se dos métodos pedagógicos para transformar comportamentos e a saúde dos conhecimentos científicos capazes de intervir sobre as doenças"
Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e a relação entre elas.
Ao nos referirmos à relação entre educação e saúde com o termo educação em saúde, ressalta-se o compromisso com a educação, em suas relações com as demais ciências humanas e sociais, como referência teórico-metodológica central, caracterizando a saúde como recorte temático que dá contornos e especificidades à discussão educacional.
Assim,
Há o afastamento de uma visão generalista e instrumental da educação. O que pode, na área de Educação em Ciências, potencialmente ampliar a agenda da Educação em Saúde em termos de focos de interesse e escopo de investigações, promovendo articulações entre espaços de intervenção e áreas de saber, e apontando para a possibilidade de compreender o campo em termos de objetos e tentativas de teorização próprias.
É correto afirmar que:
a.
A primeira afirmação está incorreta, mas a segunda está correta.
b.
Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam.
c.
Ambas as afirmativas estão corretas, mas se contradizem.
d.
A primeira afirmação está correta, mas a segunda está errada.
e.
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Soluções para a tarefa
Resposta: b.
Explicação:
Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam.
Resposta:
b.
Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam.
Explicação:
Ao tratarmos da relação entre educação e saúde, Falkenberg et al. (2014, p. 848) sugere: "[...] um paralelismo entre as duas áreas, com separação explícita dos seus instrumentos de trabalho: a educação ocupando-se dos métodos pedagógicos para transformar comportamentos e a saúde dos conhecimentos científicos capazes de intervir sobre as doenças". As autoras contrastam esta visão com aquela presente na formulação educação em saúde, caracterizada como um processo político pedagógico que envolve diferentes profissionais e setores da sociedade, cujo objetivo é aumentar a autonomia dos indivíduos nas escolhas e decisões acerca de questões individuais e coletivas envolvendo saúde. Finalmente, destacam a ênfase nas questões relacionadas à formação profissional e na educação permanente de profissionais de saúde que caracteriza as abordagens de educação na saúde. Ao nos referirmos a este campo como educação em saúde, ressaltamos o compromisso com a educação, em suas relações com as demais ciências humanas e sociais, como referência teórico-metodológica central, caracterizando a saúde como recorte temático que dá contornos e especificidades à discussão educacional. Assim, afastamo-nos de uma visão generalista e instrumental da educação.