Ao tratar o egocentrismo como sendo um fenômeno que pode ser (e se espera que seja) superado, supõe que as formas intelectuais e sociais do egocentrismo diminuem à medida que as ações mentais se coordenam entre si. Então, sair do seu egocentrismo consistirá em se descentrar, ou seja, dissociar o sujeito ou o objeto, tomando consciência do que é subjetivo nele. E, ao conseguir sair do seu próprio ponto de vista, situar-se entre o conjunto de perspectivas possíveis, estabelecendo entre as coisas, as pessoas e seu próprio eu, um sistema de relações comuns e recíprocas (PIAGET, 1923/1999). Conforme o texto acima e os estudos apresentados até o momento, analise as afirmativas abaixo.
I- Para Piaget, a criança é essencialmente egocêntrica, na sua forma de agir e pensar. Conforme se desenvolve passa de um estado de autocentração para a descentração.
II- A criança somente conseguirá superar o egocentrismo, objetivar seu pensamento, tornando-o lógico, a partir do momento que avança no seu desenvolvimento, como ser passivo no processo.
III- Os seres humanos são egocêntricos a partir do momento que não conseguem perceber algo na perspectiva do outro. Para Piaget, esse traço, é essencialmente infantil.
IV- Piaget vê na socialização a única fonte de desenvolvimento do pensamento lógico, sendo que tal processo de socialização consiste no próprio processo de superação do egocentrismo infantil.
V- O pensamento egocêntrico, como o próprio nome sugere, está “centrado” no “eu”.
Estão corretas as afirmativas:
Grupo de escolhas da pergunta
I, III, IV e V somente.
II, III e V somente.
I, II e III, comente
II, IV e V somente.
I, II, IV e V somente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
I,III,IV e V somente
Explicação:
Perguntas interessantes