ao tratar dos contadores de histórias da tradição oral, w. ong (1998) observa que: "(...) as culturas orais conceituam e verbalizam todo o seu conhecimento com uma referência mais ou menos próxima do cotidiano da vida humana, assimilando o mundo estranho, objetivo, à interação imediata, conhecida, de seres humanos". (p. 53) considere os trechos: i) nursery (pronuncia-se nârsery) quer dizer em inglês "quarto de crianças". aqui no brasil, quarto de crianças é um quarto como outro qualquer, e por isso não tem nome especial. mas na inglaterra é diferente. são uma beleza os quartos das crianças de lá, com pinturas engraçadas rodeando as paredes, todos cheios de móveis especiais e de quanto brinquedo existe. (lobato, peter pan, são paulo, globo, 2012, p. 14). ii) num lugar da mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo dos de lança em cabido, adarga antiga e galgo corredor. (lobato, don quixote das crianças, são paulo, globo, 2012, p. 17). iii) havia um homem que era muito pobre, mas que era muito bom. trabalhava, como o pai de nosso senhor, em madeira. e morava num quarto que só dava mesmo para o banco onde ele trabalhava. todo o mundo conhecia o marceneiro botelho. nunca um pobre bateu em sua porta que não recebesse uma esmola. seu botelho era um santo. (rego, histórias da velha totônia, ano, rio de janeiro: josé olympio, 1997. p. 5). iv) o que fazia a velha totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. quando ela queria pintar um reino era como se estivesse falando dum engenho fabuloso. os rios e as florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com o paraíba e a mata do rolo. (rego, menino de engenho, rio de janeiro, josé olímpio, 2001, p. 68) assinale a alternativa que apresenta trechos que mostram uma "assimilação do mundo estranho" para a plateia de ouvintes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
c) I, III e IV apenas.
I- Verdadeira. É possível notar que o 'quarto de crianças' causa um estranhamento para os ouvintes, uma vez que não é comum que exista essa separação no Brasil. É um hábito mais presente na Inglaterra, como aponta a assertiva.
III. Verdadeira. Nota-se a presença de outra cultura oral porque no Brasil não existe essa aproximação do santo como é relatada na referida questão.
IV- Verdadeira. Pode-se perceber que existe um esclarecimento daquilo que as pessoas não conhecem.
Abraços!
Perguntas interessantes
Filosofia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás