Psicologia, perguntado por vitorepronto, 6 meses atrás

Ao tratar da história da Psicologia Social Comunitária, Silvia Lane apresenta um cenário no qual o psicólogo vai gradualmente escapando ao “destino” do consultório particular e começa a reconhecer seu compromisso ético e político com a transformação da sociedade. Em relação aos argumentos que a autora utiliza, identifique aquele que melhor justifica este movimento:
a. O governo brasileiro investia em políticas públicas de atendimento à população carente (saúde, habitação, trabalho, assistência social etc.) e incluiu os profissionais de psicologia entre aqueles que deveriam participar da construção de uma sociedade mais justa.
b. A psicologia brasileira estava profundamente influenciada pelas práticas assistenciais desenvolvidas pelos psicólogos na sociedade norte-americana, atendendo aos grupos vulneráveis que em parte se constituíram no pós-guerra.
c. Os órgãos de classe da Psicologia (Conselhos Regionais e o Conselho Federal) identificaram já no início da profissão a importância desta condição, isto é, o compromisso social da psicologia e o necessário engajamento dos psicólogos em ações críticas e transformadoras, dedicando-se a promover este movimento.
d. As condições concretas em que vivia a sociedade brasileira em meados do século XX, com a vulnerabilidade das políticas públicas, a ditadura civil-militar e as condições de abandono em que vivia grande parte da população, fomentaram ações militantes de diferentes profissionais, inclusive do psicólogo.
e. As psicólogas brasileiras nas décadas de 1960 e 1970 tinham presentes na sua formação o debate sobre as condições de injustiça e exclusão que já naquela época caracterizavam a sociedade brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por heibyschiavinato
9

Resposta:

a

Explicação:

época em que o governo brasileiro investia em políticas públicas de atendimento à população carente


sybaah: d. As condições concretas em que vivia a sociedade brasileira em meados do século XX, com a vulnerabilidade das políticas públicas, a ditadura civil-militar e as condições de abandono em que vivia grande parte da população, fomentaram ações militantes de diferentes profissionais, inclusive do psicólogo.
Perguntas interessantes