[...] Ao tomar posse em 1930, Getúlio Vargas discursou que o seu governo era provisório, mas tão logo começou a governar, tomou uma série de medidas que fortificaram o seu poder. Dissociou todos os segmentos que compunham o Poder Legislativo, assim exerceu o Poder Legislativo e o Executivo simultaneamente. Vargas suprimiu a Constituição estabelecida, exonerou os governadores e, para substituí-los, nomeou interventores de sua confiança. [...]
De acordo com esse texto, o regime político estabelecido por Getúlio Vargas nesse período foi
a diarquia.
a ditadura.
o absolutismo.
o comunismo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) A Ditadura.
Explicação:
procurando no Google "Estado Novo (1937-1945) - A ditadura de Getúlio Vargas... "
A alternativa correta é a opção a ditadura.
Getúlio Vargas assumiu em novembro de 1930 o posto de presidente do Brasil, após um movimento que derrubou o governo de Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes.
A era Vargas como um todo se estendeu ao longo de 15 anos de 1930 até 1945, durante seu governo Getúlio Vargas buscou centralizar o poder em suas mãos, devido ao seu autoritarismo o período de 1930 a 1937 foi chamado até mesmo de gestação da ditadura.
Vargas possuía uma grande poder de negociação política, foi capaz de conceder direitos aos trabalhadores e criar o ministério do trabalho, é possível citar o salário mínimo, carteira profissional, jornada de 48 horas semanais, férias remuneradas e Consolidação das Leis do Trabalho(CLT).
Durante os anos de 1937 e 1945 foi o período do Estado Novo, onde Vargas aplicou sua maior fase ditatorial, ele aumentou seus poderes, suprimiu direitos civis e implementou a censura.
A história apresenta que o governo Getúlio Vargas promoveu inúmeros direitos aos trabalhadores e evolução nacional, no entanto a forma autoritária com que ele governava deixou manchas em seu biografia.
Para mais informações sobre a Era Vargas, acesse: brainly.com.br/tarefa/23142497
Espero ter ajudado, bons estudos e um abraço!