História, perguntado por henriqueramos62, 9 meses atrás

Ao término da 2° Guerra Mundial e inicio da Guerra Fria, iniciou-se um árduo processo de busca pela independência entre os países asiáticos e africanos. O processo naturalmente previa romper com o domínio das metrópoles europeias nos respectivos continentes. Sobre a descolonização afro-asiática é incorreto afirmar: *
a) Com o término da 2° Guerra mundial, as potências imperialistas europeias estavam desgastadas economicamente e militarmente. Dessa forma se tornava difícil manter o controle colonial em outros continentes.
b) O mundo que emerge pós 2° Guerra mundial, pelo menos em “discurso”, prega um tratamento mais humano e digno entre os povos, como aponta alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Dessa forma o prestigio colonial dos séculos anteriores, passava a ser visto agora com “maus olhos”.
c) O propósito das superpotências em interferir na descolonização afro-asiática era trazer os novos países independentes para a alçada de seu domínio econômico e ideológico no contexto da bipolarização mundial.
d) As grandes superpotências protagonista da Guerra Fria não interferiram no processo de descolonização.
e) Portugal foi o país europeu que mais tempo manteve seu conjunto de colônias no continente africano, fruto da intransigência do regime salazarista.

Soluções para a tarefa

Respondido por misteriosoarmando
1

Olá meu batutos,vamos á resposta

É INCORRETO afirmar que as grandes superpotências não interferiram nas independências dos países asiáticos e africanos,assim como o Estados Unidos,a união soviética queria mais pessoas compactuando com suas ideias socialistas,assim como o Estados Unidos queria influenciar outros países a serem capitalistas,assim foi com o Vietnã (Influenciado pela União Soviética) Vietnã do Sul (influenciado pelo Estados Unidos) Laos,Camboja,Congo,Sudão,África do Sul e Etc

Perguntas interessantes