História, perguntado por giliamara8660, 1 ano atrás

Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou: O texto abaixo mostra as consequências do processo de colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização, pode-se afirmar sobre a descolonização que(A) o processo de independência dos países africanos foi iniciado no imediato pós segunda guerra mundial. No entanto, a instabilidade política e econômica de muitas das nações é ainda uma realidade, já que os estados nacionais africanos herdaram a diferenciação étnica e cultural e a estrutura de poder de suas antigas metrópoles. (B) a descolonização constitui-se num processo histórico marcado por intensa mobilização internacional a favor da libertação das áreas coloniais. Os debates em prol da independência dos países africanos tiveram como protagonistas os representantes do governo francês que, desde os anos 1940, defenderam a libertação pacífica do povo africano. (C) apesar do caráter marcadamente violento da colonização portuguesa na Argélia, sua independência ocorreu de forma pacífica. O novo país foi beneficiado pelos embates políticos entre os Estados Unidos e a União Soviética no contexto geral da Guerra Fria. (D) os países africanos são um mosaico muito diferenciado de culturas e de desigualdades sociais. Alguns países, como a Somália, podem ser considerados em vias de desenvolvimento, outros, como Angola, não têm o seu governo reconhecido pelos organismos internacionais. (E) as migrações africanas são o resultado das dificuldades de adaptação de algumas etnias às normas democráticas de representação das minorias nos parlamentos. Por isso, a análise do fenômeno migratório deve levar em conta que há legítimos valores culturais que sustentam e legitimam a supremacia de uma etnia sobre a outra.

#UFF

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa A, embora nem todas as nações africanas tenham se  tornado livres já em 1945, de modo que no norte da África tais processos se deram em prazos menores e nas partes sub-saarianas, em geral, levaram mais tempo.

As diferenças étnicas e culturais, em parte relacionadas com a prática do imperialismo, acabaram se apresentando como uma barreira para a reorganização pacífica dos países que conquistaram a sua independência, e uma série de guerras civis acabaram prejudicando seriamente a estabilidade do continente.

Perguntas interessantes