Ao se analisar a evolução das estratégias para determinação de identidade genética, que se tornaram um procedimento sensível e informativo, pode-se notar três fases: uma inicial, após a descrição de um marcador voltado ao polimorfismo genético em 1980, que deu origem às impressões digitais de DNA, com a aplicação de técnicas de polimorfismo de tamanho dos fragmentos de restrição — restriction fragment length polymorphism (RFLP) que consiste na quebra de fragmentos de DNA e sua análise em gel de eletroforese, e —; uma segunda fase de incorporação de novas técnicas, no final da década de 80 do século XX, que permitiu um significativo aumento na sensibilidade dos métodos e a conseqüente identificação de indivíduos com amostras colhidas de fragmentos de unhas, goma de mascar etc.; e uma terceira etapa, mais recente, cuja ênfase foi a padronização metodológica e estatística e a geração de bancos de dados.
Diante do exposto acima, analise as afirmativas a respeito do texto:
I) O polimorfismo genético pode ser observado em eletroforese de gel de agorose utilizando a técnica RFLP. Essa técnica necessita da enzima endonuclease de restrição para a produção de diferentes fragmentos.
II) Devido à alta sensibilidade técnica da PCR e a possibilidade de utilizar diferentes amostras, a PCR está vinculada com a segunda fase citada no texto.
III) A terceira etapa citada no texto vincula-se a Bioinformática com o aparecimento de bancos de dados como o NCBI (NATIONAL CENTER FOR BIOTECHNOLOGY INFORMATION ). No entanto, isso ainda não é uma realidade na área da Biotecnologia.
IV) A detecção de polimorfismo genético pode ser realizada por meio do sequenciamento de DNA. Essas variações no genoma, não podem interferir no funcionamento do organismo como na metabolização de fármacos como é estudado na Farmacogenética ou Farmacogenômica.
A respeito do assunto, é verdade em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
Pra mim e a quarta pode colocar fé e a verdadeira
Respondido por
13
Resposta:
Amplificação de conjuntos de repetições em tandem curtas (short tandem repeats) facilita a identificação de indivíduos.
Explicação:
Perguntas interessantes