História, perguntado por JuliaMontes223, 3 meses atrás

Ao saber da mobilização de setores das Forças Armadas com o intuito de o alijarem do poder, o então Presidente da república, João Goulart, procurou apoio: *

a) em Cuba, junto à República Comunista recém-instalada pelos irmãos Castro.
b) nos Estados Unidos, que viam com preocupação o levante militar no Brasil.
c) no Rio Grande do Sul, junto ao então governador Leonel Brizola.
d) no Rio de Janeiro, onde ainda tinha apoio dos principais setores do exército.

Soluções para a tarefa

Respondido por nandariguetti92
0

Resposta: Letra (C)

Explicação: João Goulart partiu para o Rio Grande do Sul onde ainda havia o apoio de uma parte do exército e do então governador Leonel Brizola, que também era o seu cunhado. Houve a intenção de organizar uma reação armada contra os outros militares que tomavam o poder. Contudo, Brizola e Goulart desistiram da ideia, pois isso certamente conduziria o país a uma guerra civil, e exilaram-se no Uruguai.

Respondido por EduardoPLopes
1

Naquela ocasião o então Vice-Presidente (e que em breve assumiria a Presidência) João Goulart buscou o apoio da Campanha da Legalidade, que tinha como principal figura o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, e membros do Exército que eram seus aliados. É correta a alternativa C.


Por que isto aconteceu?

Após a Renúncia de Jânio Quadros, em 25 de Agosto de 1961, começou a haver uma disputa política para saber se ocorreria aquilo que determinava a Constituição (ou seja, que o Vice-Presidente assumisse a Presidência) ou se ocorreriam novas eleições (como desejavam setores mais conservadores da sociedade).

Mais sobre João Goulart em:

https://brainly.com.br/tarefa/238937

Anexos:
Perguntas interessantes