Ao romper com suas bases, através das chamadas Questão religiosa e Questão militar, e com os fazendeiros após a libertação dos escravos, o Império acabou fragilizado e lançado a própria sorte. Um exemplo disso é que:
Soluções para a tarefa
Olá, podemos ser sucintos e apontar que o Império se fragilizou e que ficou a própria sorte, foi a sua própria queda quando Deodoro da Fonseca assumiu o comando de tropas militares e invadiram a sede do governo no Rio de Janeiro, implantando um regime provisório republicado, o chamando de Estados Unidos do Brasil.
Mesmo assim temos que compreender o contexto em que o poder de D. Pedro II se tornou obsoleto, pois não atendia mais os interesses dos setores da sociedade que o apoiavam, logo se tornaram uma oposição:
- FIM DO REGIME ESCRAVISTA: O sistema escravocrata era a base de toda a economia brasileira, ao ser proibido pela coroa grandes proprietários de terras se tornaram a favor da república.
- IGREJA: Igreja passa a ser submetida ao poder do imperador.
- EXÉRCITO: Adquirindo cada vez mais força se alia com a oposição do regime monárquico reivindicando melhores condições de trabalho.
- MOVIMENTO REPUBLICANO: Ganhando cada vez mais força no final do século XIX, consegue o apoio de elites descontentes com o regime monárquico.
Apresentando esses fatores compreendemos melhor a fragilização do Império e golpe militar que ocorreu em 1889 com a implantação da República.