Ao refletir sobre a realidade de sua época, Nicolau Maquiavel na obra O Príncipe, elaborou uma teoria sobre o poder do Estado Moderno, uma verdadeira lição acerca da teoria do poder do soberano no Período da Modernidade.
Sobre o pensamento de Maquiavel responda:
a) Em seus estudos e fundamentos ele aproximou a política da moral
cristã? Explique.
b) Sobre a questão: “(...) se é melhor sermos amados do que
temidos, ou vice-versa?” Qual a resposta do filósofo? Em que ele
se fundamenta?
c) Explique em que sentido “os fins justificam os meios”?
Soluções para a tarefa
a) Maquiavel não recomendava aliar a politica a nenhuma moral, o principal objetivo do Príncipe deveria ser a busca de meios para sustentar seu principado.
b) Maquiavel diz que não é preciso ser amado, já que ser odiado é uma das formas de manter os súditos unidos e fieis. Ele cita exemplos da própria península itálica, o filho do papa Cezar Bórgia que era cruel, mas manteve a Romanha sob seu domínio e o governo dos florentinos que tinham medo da alcunha de cruéis e acabaram permitindo que Pistóia fosse destruída.
c) Os fins ou os objetivos do príncipe para usar de tais artifícios (meios ou táticas de manutenção da ordem e do poder) são justificados, pois ele tem a intenção de manter sues domínios a qualquer custo, por isso, nada deve ser levado em consideração, nem o bem do povo, nem a fama de benevolente.
Resposta:
Vai no Google que vai ter um link que vc pode colocar qualquer pergunta e a resposta vai aparecer espero ter ajudado.