Ao redigir um documento a ser enviado a uma autoridade, é necessário empregar o pronome de tratamento adequado. Assinale a opção em que a relação estabelecida entre as colunas não está de acordo com a normatização do emprego dos pronomes de tratamento.
Escolha uma:
a. Vossa Excelência / desembargador.
b. Vossa Senhoria / senhor José da Silva.
c. Vossa Magnificência / reitor de universidade.
d. Vossa Senhoria / presidente do Supremo Tribunal Federal.
e. Vossa Excelência / presidente da República.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as características que devem ser observadas na Redação Oficial:
Escolha uma:
a. As comunicações oficiais são fechadas com o termo ‘Atenciosamente’ para todos os casos, de maneira a facilitar a padronização.
b. A padronização deve ser empregada com a possibilidade de utilizar o uso de gírias.
c. As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Dessa maneira, devem-se evitar jargões técnicos limitados a grupos específicos.
d. A publicidade e impessoalidade não são princípios fundamentais de toda a administração pública, pois não norteiam a elaboração dos atos e comunicações oficiais.
e. Comunicações oficiais não podem permitir uma única interpretação, visto que são empregadas para diferentes grupos sociais.
Assinale a opção que apresenta uma definição correta de ATA.
Escolha uma:
a. Resumo escrito que constitui registro de fatos, ocorrências, resoluções, decisões e deliberações de uma assembleia, sessão ou reunião.
b. Ato administrativo de correspondência entre agentes de uma mesma repartição, no qual, de maneira simples e direta, são tratados assuntos de rotina para conhecimento interno. Dispensa fórmulas de cortesia e demais formalidades.
c. Declaração firmada por alguém em razão do seu ofício, na qual afirma a verdade de um fato ou estado, ou a existência de uma obrigação, e que, fornecida a outrem, serve a este de documento.
d. Documento específico de solicitação, no qual o indivíduo expõe a matéria objeto do pedido. Compõe-se de vocativo, preâmbulo, estado civil, nacionalidade, idade, residência e profissão do peticionário, contexto e fecho.
e. Exposição circunstanciada de atividade administrativa, ou relato mais ou menos minudente que se faz por escrito, por ordem de autoridade superior ou no desempenho das funções do cargo que exerce.
Quanto à redação de correspondência, dados os itens seguintes que contemplam os princípios da redação oficial:
I. Emprego da Ortografia oficial.
II. Parcialidade.
III. Utilização de ambiguidade e redundância.
IV. Clareza, uniformidade e concisão.
Verifica-se que estão corretos:
Escolha uma:
a. I e IV.
b. I, II, III
c. II, IV
d. I e III, apenas.
e. I, III, apenas.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Recomenda-se não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial, devendo-se, nesse caso, transferir para essa página a última frase anterior ao fecho.
b. A impessoalidade e o emprego do padrão culto de linguagem atrapalham a clareza textual, pois não evitam que haja ambiguidade.
c. Atenciosamente é o fecho empregado para autoridade de hierarquia superior àquela do emissor.
d. O tipo de linguagem empregado em comunicações oficiais é próprio do meio em que estas circulam e, portanto, seu entendimento costuma ficar restrito aos seus usuários.
e. Nos memorandos não há necessidade de colocar o assunto.
Quanto à redação de correspondência, dados os itens seguintes que contemplam os princípios da redação oficial,
I. Adoção de formatos padronizados.
II. Parcialidade.
III. Emprego da ortografia oficial.
IV. Utilização de ambiguidade e redundância.
V. Uso de jargão.
Verifica-se que estão corretos:
Escolha uma:
a. I, II, III e V.
b. II, IV e V.
c. I e III, apenas.
d. I, II, III e IV.
e. I, III e V, apenas.
Soluções para a tarefa
Letra B
b) Vossa Senhoria / senhor José da silva
Letra C
c) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Dessa maneira,devem-se evitar jargões técnicos limitados a grupos específicos.
Letra A
a) Resumo escrito que constitui registro de fatos, ocorrências, resoluções, decisões e deliberações de uma assembleia, sessão ou reunião.
Letra A
a) I e IV.
Letra A
a) Recomenda-se não deixar em página isolada a assinatura de quem expede um documento oficial, devendo-se, nesse caso, transferir para essa página a última frase anterior ao fecho.
Letra C
c) I e III, apenas.
1. A alternativa B mostra uma associação incorreta. O pronome de tratamento "Vossa Senhoria" deve ser usado quando falamos com pessoas de grande prestígio social. No caso do senhor José da Silva, o pronome de tratamento é "senhor".
2. A alternativa correta é a letra C. Os comunicados oficiais devem possuir apenas uma interpretação, sem gírias ou linguagem informal, para que qualquer pessoa da nação seja capaz de ler e compreender o escrito.
3. A alternativa correta é a letra A. A ata é um tipo de registro onde constam tudo o que ocorreu sobre determinado evento.
4. A alternativa correta é a letra A. Mais uma vez, este tipo de documento não pode ser redundante, nem ambíguo, devendo ter apenas uma interpretação possível e sendo o mais imparcial possível.
5. A alternativa correta é a letra A. A clareza textual é embasada na linguagem formal, sem gírias e coloquialismos. A linguagem usada deve ser de fácil entendimento por todas as pessoas, visto que os documentos devem ser lidos por toda a nação.
6. A alternativa correta é a letra C. Deve-se prezar pela imparcialidade e pela linguagem formal, sem jargões, ambiguidades e redundância.
Leia mais sobre pronomes de tratamento em:
https://brainly.com.br/tarefa/1332396