Ao receber seu salário, Pedro gastou 2/5 com o aluguel e 1/2 do que sobrou em custo com alimentação. Que fração do salário ainda restou?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta é 3/10.
Explicação passo-a-passo:
Podemos deduzir que o salário todo de Pedro representado em fração é 5/5.
5/5 - 2/5 = 3/5 (denominadores iguais, conserva-o e subtrai os numeradores).
3/5 foi o que restou do salário de Pedro, e deste valor ele destinou 1/2 (metade) para o custeio com alimentação. Ora! Quanto é a metade de 3/5?Calcular a metade de 3/5 é o mesmo que multiplicar 3/5 . 1/2 = 3/10.
A dúvida nessa questão é porque muitos subtraem 1/2 de 3/5 ou tiram o MMC que resulta em 1/10. Mas tudo é uma questão de interpretação, uma vez que o problema fala que Pedro destinou a metade do que sobrou após ter pago o aluguel para custiar a alimentação, ou seja, a metade de x é igual a x dividido por 2.
A fração do salário que restou é 1/10
Esta é uma questão sobre soma de frações. Perceba que o enunciado nos disse que Pedro gastou do seu salário 2/5 com aluguel e 1/2 com alimentação, o enunciado nos pede para encontrar o que sobrou do salário. Perceba que a fração que sobrou é igual a diferença entre o salário total e os gastos (soma de 2/5 e 1/2).
Além disso, sabemos que o salário total aqui será representado pelo número 1, porque toda a fração é escrita com o total de partes no denominador e o número de partes que queremos no numerador. Como estamos falando do valor total do salário quer dizer que a fração seria 1/1 que é igual a 1, que multiplicado por 100 forma 100% do salário.
Então, podemos escrever a seguinte expressão:
Perceba que utilizamos duas vezes o denominador múltiplo comum, isso acontece quando queremos somar ou subtrair frações que possuem denominadores diferentes.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/40182114