Saúde, perguntado por brunaoliveira18, 1 ano atrás

Ao realizar uma punção venosa, Renato aumentou o risco de se contaminar com patógenos, uma vez que a inserção da agulha cortante caracteriza-se como prática invasiva, ou seja, que atravessa a barreira da pele. Com base nisto, complete as lacunas de maneira correta. Uma das maneiras mais comuns de se entrar em contato com um patógeno é por meio de acidentes envolvendo materiais de natureza ____________. Isso se deve ao fato de se tratar de um procedimento ____________.

Soluções para a tarefa

Respondido por OliverLucasM
214
Perfurocortante – invasivo

muriloajala: Os acidentes com materiais do tipo perfurocortante oferecem alto risco à saúde, uma vez que por meio deles pode-se entrar em contato com mais de 50 tipos de organismos patogênicos diferentes. As doenças de maior gravidade são:
FlaviaMrs: Aids, Hepatite B e C.
Respondido por nayanialvesr
13

Uma das maneiras mais comuns de se entrar em contato com um patógeno é por meio de acidentes envolvendo materiais de natureza perfurocortante. Isso se deve ao fato de se tratar de um procedimento invasivo.

Para a resolução dessa questão é importante ter conhecimento dos acidentes ou procedimentos que podem agir como porta de entrada para determinados microrganismos infectantes. Além disso, é importante ter em mente a classificação dos procedimentos que podem ser realizados no ser humano.

Primeiramente, lesões ou procedimentos que rompem a barreira física do organismo, como abrasões, perfurações, cortes, contusões e dentre outras, permitem a exposição de estruturas estéreis do corpo humano, como o sangue. Ao entrar em contato com essas estruturas, que fisiologicamente são isentas de qualquer microrganismo, os patógenos vão infectar as células e dessa forma causar infecção e doença. Alguns desses patógenos estão presentes na pele e fazem parte da microbiota deste órgão. Entretanto, ao entrarem em contato com o sangue, podem gerar quadros infecciosos.

Por fim, os procedimentos podem ser classificados em não invasivos e invasivos. A diferença entre eles está na penetração orgânica, de modo que os não invasivos não rompem barreiras físicas e, em contrapartida, os procedimentos invasivos realizam esse processo. Exemplos de procedimentos invasivos: punção venosa, punção liquórica, cirurgias e etc. Exemplos de procedimentos não invasivos: exames de imagem como ultrassonografia, tomografia e etc.

Aprenda mais em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/21993004;
  • https://brainly.com.br/tarefa/21193279.
Anexos:
Perguntas interessantes