Ao realizar um experimento simples com um ovo em uma solução com diferentes condições de concentração, constatou-se que:
I. Se o ovo, sem a casca, for colocado em água pura, o ovo incha
II. Se o ovo for colocado em uma solução com uma concentração elevada de soluto, ele encolherá drasticamente
De acordo com as propriedades coligativas, como esse fenômeno pode ser explicado?
Soluções para a tarefa
A propriedade coligativa relacionada a esse fenômeno é a pressão osmótica.
O ovo sem casca, ainda tem aquela película branca que o cobre, essa película é uma membrana semi-permeável, que permite a livre passagem de água por osmose.
Quando se coloca o ovo na água pura, o ovo que tem maior pressão osmótica que a água pura irá inchar, pois a água irá passar do meio menos concentrado (água pura) para o mais concentrado (ovo), a fim de igualar as duas pressões (a da água e a do ovo).
Por outro lado, ao se colocar o ovo em um meio bastante concentrado, esse meio terá uma pressão osmótica muito maior que a do ovo, assim a água presente dentro do ovo irá passar a membrana semi-permeável para ir para a solução mais concentrada, deixando o ovo murcho (encolhido).
A pressão osmótica é a força que deve ser aplicada na membrana semi-permeável para evitar que a osmose ocorra.
Assim, uma solução com pressão osmótica elevada (muito concentrada) tende a puxar os líquidos em sua direção para se diluir.
E soluções com pressão osmótica baixa (pouco concentrada ou água pura) tende a empurrar a água para o meio mais concentrado, a fim de diluir o meio mais concentrado.