Ao realizar um exercício na esteira ergométrica, João percebeu que, conforme o tempo em que se exercitava aumentava, aumentavam também seus batimentos cardíacos. João lhe questiona por que isso acontece, tendo em vista que se manteve sempre na mesma velocidade e percebeu o ritmo ventilatório constante. Como você explicaria esse aumento da frequência cardíaca para o seu cliente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você costuma correr na esteira e na rua e tem a impressão de que o exercício dentro da academia queima mais calorias, pois sempre termina a atividade pingando de suor? Pois saiba que não é bem assim. Segundo uma pesquisa feita por John Porcari, diretor do programa de fisiologia do exercício da Universidade de Wisconsin (EUA), uma corrida leve no asfalto livre consome, em média, 3% mais energia do que a atividade indoor, comparando pessoas correndo na mesma velocidade e em terreno plano. E essa diferença é de 7% em treinos fortes.
Resposta:
Ainda que João tenha mantido a mesma velocidade e inclinação da esteira, os batimentos cardíacos aumentam conforme o tempo de atividade avança. A explicação possível é que o sistema circulatório de João, ao diminuir o volume plasmático do sangue por meio da desidratação que ocorre durante o exercício, deve elevar os batimentos cardíacos para manter um nível estável de débito cardíaco, uma vez que menos sangue é bombeado pelo coração a cada batimento.
Explicação: