Ao realizar algumas experiências na Universidade de Uppsala (Suécia), Svante Arrhenius verificou que algumas substâncias produzem íons em meio aquoso e outras não. Isso foi a base dos estudos que o levaram a formular as suas definições de ácidos e de bases. De acordo com o conceito de Arrhenius, as bases são substâncias que, na presença de água:
a) sofrem dissociação iônica, liberando diferentes ânions, dentre eles o OH–.
b) sofrem ionização, liberando apenas cátions H+.
c) sofrem reação química.
d) sofrem ionização, liberando apenas ânions OH–.
e) sofrem dissociação iônica, liberando apenas ânions OH–.
Soluções para a tarefa
Resposta:
E - sofrem dissociação iônica, liberando apenas ânions OH–.
Explicação:
De acordo com a teoria de Arrhenius, bases são substâncias que, em solução aquosa, sofrem dissociação iônica para liberar apenas ânions de OH-, a alternativa correta é a letra E.
Teoria de Arrhenius
Svante Arrhenius foi um químico sueco do século XIX que recebeu o premio Nobel de Química. Ele descobriu durante experiências na Universidade de Uppsala na Suécia que determinadas substâncias sofriam dissociação iônica quando em solução aquosa e liberavam um único íon negativo, a hidroxila OH-. Esta substância ficou conhecida como base de arrhenius.
Ele também descobriu outras substâncias, que ficaram conhecidas como sal de arrhenius (substâncias que sofrem dissociação iônica em solução aquosa para liberar, pelo menos, um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-) e ácido de arrhenius (substâncias que ionizam em solução aquosa para a liberação de H+).
Para saber mais sobre teoria de Arrhenius acesse: https://brainly.com.br/tarefa/6480716
#SPJ2