Ed. Física, perguntado por tiagobueno28, 4 meses atrás

Ao proporcionar uma prática corporal, o professor não deve somente dar o enfoque procedimental, ou seja, fazer com que os seus alunos apenas aprendam a jogar, mas também buscar conectar as relações conceituais e atitudinais, ampliando a abordagem esportiva.

Imagine que você começou a atuar em uma escola, como professor de Educação Física e deve abordar com seus alunos o conteúdo do futebol. De imediato, você percebeu que muitos estudantes já praticavam o esporte, mas desconheciam a trajetória histórica do futebol, o que é importante para refletir sobre os processos que constituem a sociedade e as práticas esportivas da atualidade.

Sendo assim, responda às seguintes situações:

a) Hoje, a forma de jogar futebol mudou muito. Antigamente, havia espaços que possibilitavam a prática. Hoje, poucos são os campos de futebol de várzea, comuns há algumas épocas. Quais aspectos negativos que a transformação dos espaços destinados à prática do futebol apresentam na atualidade?

b) Os processos de construção sociocultural do futebol fizeram surgir diferentes formas de praticá-lo. Por exemplo, no futebol brasileiro, é comum ver o que se denomina "futebol-arte", geralmente atrelado à capacidade de um jogador realizar técnicas individuais. Contudo, o futebol europeu centra-se na tática coletiva. A partir dessas informações, como você abordaria as questões atitudinais com seus alunos?

c) No Brasil, sempre se observou a formação de atletas ofensivos e de grande capacidade técnica individual vindo de classes populares. Atualmente, essas características modificaram-se. Poucos são os brasileiros que se destacam entre os melhores jogadores mundiais. Considerando o processo histórico do futebol, a que você atribui essas diferenças?

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardoomateus
1

Resposta:

Explicação:

A) A transformação dos espaços de prática de futebol diminuiu o acesso dos sujeitos, principalmente daqueles situados nas camadas mais populares. Além disso, a formação de novos atletas é escassa, já que as poucas possibilidades de prática acabam formando indivíduos com poucos conhecimentos técnicos e táticos.

B) A diferença de prática do futebol nas diversas culturas pode oportunizar uma reflexão por parte dos estudantes. Por exemplo, ao se analisar a individualidade brasileira e a coletividade europeia, é possível abordar aspectos e valores, como a cooperação, os hábitos e as formas de agir, analisando os benefícios e as limitações de cada uma das formas de jogar.

C) Atualmente, muitos autores têm destacado que o futebol brasileiro apresenta jogadores e times pouco desenvolvidos técnica e taticamente. Uma das explicações possíveis é a diminuição de espaços para a formação de atletas, que acaba se restringindo aos clubes de futebol profissional. Além disso, a quantidade de crianças que pratica constantemente o futebol diminuiu devido à crescente urbanização e modificação das formas de lazer.

Perguntas interessantes