Ao projetar e criar aplicativos para dispositivos móveis é menos complexo, já que estes possuem um propósito bem definido. Ao contrário dos aplicativos para desktop em que tínhamos aplicativos de propósitos mais gerais, nos aplicativos móveis tem-se mais oportunidades para aplicativos que resolvem problemas mais específicos.
Ao desenvolvermos um app devemos estar atentos a algumas situações que o diferenciam de um software para desktop. Com base em seus conhecimentos assinale a alternativa correta.
I - Banco de dados: temos muitos espaço disponível.
II - Bateria: estar atento ao tempo de processamento, pois quanto maior processamento, maior é o consumo de bateria.
III - Armazenamento: temos muito espaço, igual a um software ERP.
IV - Tamanho da tela: estar atendo com a compatibilidade do App em relação ao tamanho de tela e resolução, já que temos uma grande variedade de tamanhos de tela e resolução.
V - Hardware: não necessitamos pensar em processamento, pois com os novos equipamentos mobile temos grandes processadores.
Alternativas
Alternativa 1:
I e II apenas.
Alternativa 2:
II e IV apenas
Alternativa 3:
I, II e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III, IV e V apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 2
Explicação:
Primeira falsa pág:68
não é possível armazenar muitas informações devido
aos detalhes explicados no tópico acima. O banco de dados das aplicações
móveis precisam ser limitado para não travar o aparelho nem o aplicativo
Segunda verdadeira pág:69
Bateria: quanto maior o processamento, mais bateria é consumida.
Terceira Falsa pág:69
Armazenamento: por padrão, o limite de armazenamento de um dispositivo
móvel é pequeno, existindo a possibilidade da expansão de memória
na grande maioria desses aparelhos, por meio de um cartão de memória
que, mesmo assim, ainda não é algo tão grandioso capaz de armazenar o
banco de dados completo de um ERP de grande porte.
Quarta verdadeira pág:69
Tamanhos das telas: cada modelo de dispositivo tem sua tela com polegadas
e resoluções diferentes de outro. Em um universo de smartphones,
tablets, SmartTVs, entre outros aparelhos, o desafio é desenvolver apenas
uma aplicação para abranger toda essa variedade
quinta falsa pág:68
Limitação do hardware: por mais que os smartphones modernos apresentem
alta capacidade de processamento, ainda não se comparam com
um computador convencional. É preciso estar atento a esse detalhe para
não desenvolver um aplicativo que não seja capaz de rodar com os recursos
disponíveis em um dispositivo móvel.