Ao prestar APH ou SBV em vítimas acometidas por perda de consciência evidente em virtude de um acidente, o socorrista deve compreender que há uma certa variabilidade entre o estado total de lucidez e o estado de coma. Dentre eles devemos observar que: А A descerebração apresenta alterações correlatas provenientes de um episódio traumático em que são evidentes os sinais de tumores e hemorragias. B Na descerebração, o movimento de flexão muscular é diretamente prejudicado, o que pode ser claramente observado pela extensão simultânea dos membros superiores e inferiores da vítima, indicando, assim, que ela já se encontra em um quadro de coma grave. © Nessas condições, o sujeito encontra-se em situação de coma grave, mas apresenta uma condição mais favorável se comparada à decorticação. A decorticação pode ser entendida como uma alteração patológica oriunda de um episódio D traumático na qual emergem sinais como tumores e hemorragias, evidenciados quando ocorre uma lesão na região cranioencefálica. E A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um dos instrumentos mais utilizados nessas circunstâncias, porém não mostra tantos resultados satisfatórios.
Soluções para a tarefa
A descerebração e a decorticação são achados clínicos graves encontrados em pacientes que sofreram traumatismo crânio encefálico.
Para responder essas pergunta precisamos saber as seguintes características de cada uma:
Vou reorganizar as alternativas para ficar mais claro ;)
a) A descerebração apresenta alterações correlatas provenientes de um episódio traumático em que são evidentes os sinais de tumores e hemorragias. Incorreto. A hemorragia (intracraniana) e tumores no tronco cerebral são algumas das causas da descerebração porém elas não são evidentes, necessitando de exames médicos mais complexos, como a tomografia computadorizada, para seu diagnóstico.
b) Na descerebração, o movimento de flexão muscular é diretamente prejudicado, o que pode ser claramente observado pela extensão simultânea dos membros superiores e inferiores da vítima, indicando, assim, que ela já se encontra em um quadro de coma grave. Incorreto. Na descerebração o movimento predominante é a extensão dos membros
c) Nessas condições, o sujeito encontra-se em situação de coma grave, mas apresenta uma condição mais favorável se comparada à decorticação. Incorreto. A descerebração é uma situação mais grave que a decorticação.
d) A decorticação pode ser entendida como uma alteração patológica oriunda de um episódio traumático na qual emergem sinais como tumores e hemorragias, evidenciados quando ocorre uma lesão na região cranioencefálica. Incorreto. Tumores e hemorragias não são sinais de decorticação, mas sim, a causa.
e) A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um dos instrumentos mais utilizados nessas circunstâncias, porém não mostra tantos resultados satisfatórios. Correto. A escala de coma de Glasgow pode ser utilizada para avaliação do estado de consciência do paciente em emergências porém não é útil em pacientes que estão em coma por um longo período ou estão em recuperação de lesão cerebral grave.
Resposta:
Alternativa E