Ao praticarem a antropologia humana, o que os indígenas acreditavam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No período Colonial, houve muita discussão sobre a origem dos índios: uns acreditavam que eram descendentes de tribos perdidas de Israel, outros duvidaram até que fossem humanos. Em 1537, o Papa Paulo III proclamou a humanidade dos índios na Bula Verita
Explicação:
Hoje já se sabe mais sobre o povoamento da América. Supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Existem várias teorias a respeito de como se deu a povoação do território americano, dentre elas a mais aceita é a que diz respeito ao estreito de Bhering, na qual teriam os índios chegado por via terrestre através de um subcontinente chamado “Beríngua”.
Os grupos que integram o Brasil indígena contemporâneo são os que restaram do longo processo que foi submetida a população ameríndia, a partir do dito “descobrimento” do Brasil, no século XVI. Durante esse processo foi inevitável o contato entre etnias nativas e estrangeiras, dando origem ao aculturalismo, subordinação e também dizimação de muitos índios.
Apesar de difícil ser a precisão exata da quantidade de índios habitantes das terras brasileiras antes da chegada dos europeus, estima-se que o número aproximado ficava entre 2 e 2,5 milhões de indivíduos (100% da população em território próprio). Hoje em dia nota-se uma considerável diferença, visto que segundo o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, a população indígena é de 896.917 (0,47% da população brasileira). Nota-se não apenas a redução absoluta numérica, mas também quanto à perda do domínio do territorial que outrora fora em absoluto desses povos. Hoje lhes é garantido pela Constituição Federal Brasileira, entre outras coisas o território, como forma de compensação por todo sofrimento que os povos indígenas sofreram até hoje.