Sociologia, perguntado por KarenAbduJabar, 11 meses atrás

Ao pesquisar o processo de globalização da economia mundial, alguns cientistas sociais têm discutido criticamente a atuação das empresas multinacionais: “Empresas como a Nike têm sido duramente criticadas pelas condições de trabalho impostas em suas fábricas nos países em desenvolvimento. A Nike é a empresa líder no mercado americano de calçados esportivos. Ela foi pioneira na transferência da produção de suas mercadorias para países em desenvolvimento como o Vietnã e a Indonésia. Na Indonésia, os trabalhadores das fábricas da Nike recebem um salário de cerca de 10 centavos de dólar por hora (o salário mínimo americano é de cerca de US$ 5,00 por hora). É por essa razão que o custo da mão-de-obra da produção de um tênis da Nike representa cerca de apenas 4% do seu preço. A jornada de trabalho em suas fábricas chega a 16 horas diárias e a exposição a poluentes químicos no ar, como o tolueno, é normal. Uma campanha internacional visando à modificação das práticas trabalhistas da Nike teve apenas um pequeno impacto na situação.” (BRYM, R. J. e outros. Sociologia – Sua bússola para um novo mundo. São Paulo, Thomson Learning, 2006, p. 313).

Com base no fragmento transcrito, temos que

a)

Com a globalização da economia mundial as empresas multinacionais, como a Nike, estão levando o progresso e o desenvolvimento para os países pobres.

b)

Ao atuar no Vietnã e na Indonésia, a Nike garante aos trabalhadores as mesmas condições de trabalho e de salário existentes nos Estados Unidos.

c)

O baixo valor pago como salário aos trabalhadores na produção de tênis na Indonésia e no Vietnã diminui o preço final pago pelos consumidores.

d)

O texto critica as condições de trabalho impostas pela Nike em suas fábricas na Indonésia e no Vietnã.

e)

Para não ser acusada de práticas desumanas, a Nike vendeu as suas unidades de produção de tênis na Indonésia e no Vietnã.

Soluções para a tarefa

Respondido por alinemagalhaesdelima
3

Resposta: A correta é a letra D

Explicação: Pois a ideia central do texto é a crítica das condições de trabalho na Indonésia e no Viatnã.

Perguntas interessantes