Ao pensarmos nas tendências pedagógicas é importante compreendermos que elas não surgem do dia para a noite e que não é no surgimento de uma que a outra deixa de existir. Temos que pensar que a sociedade é um organismo vivo, desta forma, as suas mudanças são geradas a partir das próprias necessidades, de forma contínua e simultânea, é por este motivo que vemos que muitas tendências são utilizadas ainda nos dias atuais e que algumas características podem estar presentes em mais de uma tendência pedagógica. MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019. Neste sentido, considerando as características da tendência tradicional, relacione a primeira coluna com a segunda. 1 - Papel da escola ( ) Detentor de todo o conhecimento historicamente acumulado. 2 - Conteúdos ( ) Conhecimento historicamente acumulado como verdade absoluta. 3 - Método ( ) Receptor do conhecimento. 4 - Professor ( ) Mecânica, por meio de memorização, repetição e reprodução. 5 - Aluno ( ) Exposição oral e reprodução de modelos. 6 - Aprendizagem ( ) Preparação dos alunos para assumirem o seu papel na sociedade. A sequência correta desta classificação é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1
Explicação:
Pg 58 e 59 do livro didático.
Sim! A alternativa 1 está correta.
Para exemplificar as tendências pedagógicas podemos apresentar algumas de suas vertentes:
O ensino tradicional priorizava o individualismo, e, os alunos deveriam seguir aquilo que estava sendo passado pelo professor sem questionamentos, ou seja, essa modalidade era rígida e tinha como propósito o incentivo a memorização do conteúdo.
A escola nova, prioriza o método inclusivo, e, a coletividade para o aprendizado, devendo o professor ser um facilitador do conhecimento, o que reforça a incoerência da segunda alternativa, sendo apenas a terceira verdadeira.
Em ambas, a aprendizagem era transmitida de uma forma, sendo justamente a forma como esse conteúdo era passado o diferencial entre as tendências.