Ao pensarmos na população brasileira, pensamos em um povo que vive da alegria , da festa , da dança . Quais sao as contribuições culturais que se refletem na danca do nosso povo ?
DGZINN2:
..
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Explicação:
- A Dança acompanhou a evolução da humanidade desde os tempos primitivos, sempre expressando e registrando através dos movimentos seus momentos históricos, sendo considerada a primeira manifestação corporal do emocional humano.
- Cada povo que compreendeu a importância do corpo humano e principalmente a necessidade desse corpo de extravasar suas emoções, de relacionar-se consigo, com os outros e até mesmo com o ser supremo, que compreendeu a sua infinita capacidade de mover-se, de criar, de desenvolver seus domínios motores, sociais, afetivos e cognitivos, certamente cultivaram a dança e utilizaram-se dela como um meio de expressar suas características culturais, de comunicar-se, de educar-se, de distinguir-se e de aprimorar-se, possibilitando ao homem buscar os caminhos da sua auto-realização.
- Esta Arte, no decorrer de sua evolução, se manifestou em diferentes momentos, com diversos objetivos e de variadas formas, como: danças sagradas, danças populares, danças teatrais, entre outras, foi utilizada por muitas civilizações em diferentes épocas atribuindo-lhe diferentes sentidos e significados.
- O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a dança, seus sentidos e significados a partir de sua evolução histórica e de suas modalidades com intuito de aproximar o leitor desta arte milenar que está inserida nas diversas sociedades influenciando na construção das relações sociais e na disseminação cultural em diferentes épocas e contextos históricos.
A dança: história, sentidos e significados
- Historicamente, os primeiros registros referentes à dança, datam do Período Paleolítico Superior, então, podemos afirmar que esta forma de expressão tem sido o caminho da manifestação natural, sobre o qual, desde o início, o desenvolvimento integral do homem foi desencadeado. Foi também através desta arte que o homem se comunicou, estabelecendo assim sua interação social e conseqüentemente a formação de uma sociedade estruturada.
- Segundo BERTONI (1992), uma necessidade interior, muito mais próxima do campo espiritual que do físico, foi o que motivou o homem a dançar utilizando-se do movimento como um veículo para a liberação de sua vida interior. Esses sentimentos estão intimamente ligados com a necessidade material do homem primitivo. Necessidade de amparo, abrigo, alimento, defesa, conquista, de procriação, saúde, comunicação e principalmente de desvendar os mistérios do mundo à sua volta.
- O povo primitivo dançava por inúmeros motivos: para a caçada, colheita, alegria, tristeza, rituais aos seus deuses, casamento, para homenagear a natureza, para anunciar a guerra e descobriu durante sua evolução que poderia dançar por prazer, por lazer, para ostentar sua riqueza, afirmar seu poder e distinguir a sua classe, ou seja, dançava para tudo que tinha um significado para sua existência.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás