ao pensarmos com foucault a questão da sexualidade, podemos questionar sobre o intenso discurso atual que entende a sexualidade pela ideia da repressão e do caráter reprodutor onde o casamento heterossexual seria o único possível para manter essa regra, algo que no século xviii de fato ocorreu. porém, com o advento da burguesia era preciso tornar o corpo e o sujeito dócil e útil e assim, passou a permitir e controlar ao mesmo tempo sexualidades diversas, mirando na produção de capital. hoje percebemos, por exemplo, a indústria pornográfica, os consultórios de terapeutas sexuais, os medicamentos e as revistas vendendo o caminho para o prazer sexual. nesse sentido, foucault chama de hipótese repressiva, porque não se proíbe, se fala e muito sobre sexo para que assim possa controlar e torná-lo positivamente produtivo. ao se criar um discurso pretensamente repressivo, produz-se uma verdade sobre o sexo que não interdita, mas o qual se escreve a história do sexo, numa técnica de poder e a partir de uma vontade de saber.
Soluções para a tarefa
Respondido por
113
V,V,V,F resposta correto
Respondido por
9
Na realidade, Foucault notou a sexualidade como um comutador, onde nenhum sistema moderno de poder pode dispersar, e, além disso, as proibições no que se referem a essas formas essenciais de poder, contribuem para cada um dos limites estabelecidos pela sexualidade. V-V-V-F.
Como Foucault notou a relação de poder no espaço social?
Para Foucault buscou o poder se apresenta nas sociedades modernas, a partir da estrutura disciplinar, ou seja, essa teoria revela o Estado como um mecanismo que impõe a disciplina no espaço social a partir de seus agentes, onde forma como o poder é colocado em prática, tem total relação com os processos produtivos e as classes sociais.
Mais sobre o conceito de poder:
https://brainly.com.br/tarefa/5259958
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes