Ao pensar a criança enquanto sujeito que está imerso em um meio social, influenciando e sendo influenciado por ele, vivenciar as diferentes formas de trabalhar linguagem corporal ainda que sobre formas de experimentação o ajudará em sua leitura de mundo. Experimentar, neste sentido, implicaria oportunizar as crianças o contato com a dança, a ginástica, os jogos e as brincadeiras, mesmo que o professor(a) não domine todas as técnicas que a constitui, mas que sinalize para a criança a existência e as possibilidades destas modalidades. É evidente que a utilização destas diferentes formas de manifestação da expressão corporal deve estar vinculada a um objetivo ao qual o professor(a) deve ter muito bem esclarecido previamente. Isto se faz necessário uma vez que a escola é, por excelência, o local de ensino e toda a atividade nela desenvolvida deve estar voltada para um fim específico.Sobre a apropriação das diferentes culturas corporais de movimento, analise as afirmativas a seguir:I.;As atividades que conduzem ao desenvolvimento de habilidades corporais podem ser desenvolvidas em aulas de dança, ginásticas, em momentos de brincadeiras entre outras.II.;Permitir que as crianças vivenciem estas diferentes formas de manifestação da expressão corporal dentro da escola deve ser encarado como um momento de oportunizar a apropriação de experiências que compõem a cultura corporal do movimento.III. Identificar entre as crianças atividades que envolvam a expressão corporal e incorporá-la as atividades escolares além de ser uma eficiente estratégia metodológica, também tem sua importância por permitir a entrada para o espaço escolar de elementos da cultura que fazem parte do cotidiano das crianças.IV.;Brincar com a linguagem corporal significa criar situações nas quais a criança entre em contato com diferentes manifestações da cultura corporal (entendida como as diferentes práticas corporais elaboradas pelos seres humanos ao longo da história, cujos significados foram sendo tecidos nos diversos contextos socioculturais), sobretudo aquelas relacionadas aos jogos e brincadeiras, as ginásticas, as danças e as atividades circenses, sempre tendo em vista a dimensão lúdica como elemento essencial para a ação educativa na infância.SILVA, M.P.da.; PINHEIRO, M.F.G. Corporeidade, Educação Física e a formação de crianças na Educação Infantil. Revista Formação@Docente - Belo Horizonte - v. 5, n.1, jan/jun 2013.Em relação ao contexto apresentado, é correto o que se afirma em: A) I, III e IV, apenas. B) I, II e III, apenas. C) II, III e IV, apenas. D) I, II e IV, apenas. E) I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
E) I, II, III e IV.
O desenvolvimento de práticas corporais que evidenciam a diversidade cultural para as crianças, representam importantes formas de criar situações nas quais a criança entre em contato com diferentes manifestações da cultura corporal.
Diante disso, é preciso que os educadores reconheçam estas práticas, de forma a incorporar no currículo escolar, de forma a garantir a conscientização das crianças sobre as diferenças.
Respondido por
5
Resposta:
Letra E
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás